Terça-feira, 15 de Janeiro de 2008

X Marca o Local: O Problema N.º 4

 

4) O Manuel foi à feira para comprar uns animais para a quinta dele. Levava 100€ e queria trazer 100 animais.

 

Foi ver os preços:

 

- Galinhas a 0,10€ cada

- Cabras a 1,00€ cada

- Vacas a 5,00€ cada

 

Quantos animais de cada espécie levou o Manuel?

 

Como disse no comentário à classificação geral, é verdade que a pergunta não era específica o suficiente, mas não era grande problema se ele fosse comprar 100 cabras e não comprasse nenhuma das outras espécies. Se fosse assim, até o meu afilhado de 5 anos adivinhava. Ou então, nem sequer valia a pena colocar os valores de três espécies diferentes.

 

Ainda para mais, a maioria das pessoas respondeu tendo em conta que ele queria comprar das 3 espécies, o que me leva a crer que até se percebia bem o que era pretendido.

 

Mas pronto… Vou ver quem respondeu com os valores certos e rectificar as tabelas. Só que, na minha perspectiva, não vai ser justo dar 10 pontos a quem meteu lá que o Manuel comprava 100 cabras.

 

Update: As tabelas já estão emendadas. Pode não se achar que é justo, mas eles têm razão porque a pergunta estava mal formulada. Agora, não se lembrem de se chatear por causa disto... Não é... Isto é apenas uma brincadeira. Até amanhã a todos e BOA SORTE! 

 

publicado por ZB às 23:15
link | comentar | favorito
21 comentários:
De nuno lopes a 15 de Janeiro de 2008
também acho que não é justo... mas como está escrito não invalida que esteja certo!!
De Marco a 15 de Janeiro de 2008
Eu sinceramente acho completamente injusto. Isso é ganhar pontos sem se esforçar...
Quer dizer... uns andam pra'ki a fazer sistemas e não sei mais o quê e outros q aproveitam um pequeno lapso para ganharem pontos.
Bem... a minha opinião está dada, e sei q vou ouvir muitas criticas... mas por favor: poupem-nos e não nos façam de nós estupidos!
De Margarida a 15 de Janeiro de 2008
Essa dos sistemas não tinha qq coisa a ver c o FCP? Er...não, isso era O Sistema... mas parece-me que a ideia é a mesma...tss tss tss mouros! ;p
De tugaracer a 15 de Janeiro de 2008
Eu sou o rei da preguiça e nem eu pensei em meter só as 100 cabras :|

O marco tem razão.
De Marco a 15 de Janeiro de 2008
Pronto... vou ser mais explicito: Sistema de equações! LOL xD
De Margarida a 15 de Janeiro de 2008
Justo, injusto, quem somos nós pra julgar isso? Eu ontem tb n achei justo q se atribuissem pontos de chegada... até pk eu n tinha lido o regulamento e por isso n sabia q eles existiam ;) quer dizer, pensando melhor, é mesmo injusto!!! Buuu Quero uma recontagem dos pontos e indemnizações chorudas! Abaixo o despotismo e o lobbyismo! Tragam o fair play de volta que a gente sente saudades, pá!
De Marco a 15 de Janeiro de 2008
Bem... eu n me quero chatear com nmg.
Por agr fico à espera da pista (oléee).
cumpz
De syrin a 16 de Janeiro de 2008
xiiii, o pessoal anda mesmo assanhado.
Olhem, já que têm tanto tempo livre, amanhã à tarde chega a mobília do meu quarto e preciso de ajuda para carregar com ela até ao 3º andar. Alguém se oferece?

;)
De Marco a 16 de Janeiro de 2008
Se me pagares a passagem dos Açores até ai vou.te ajudar numa boa! XD
De syrin a 16 de Janeiro de 2008
LOL.
Fazemos assim - quando eu ganhar o euromilhões, convido-vos a todos para um almoço na casa nova. ;)
De HP a 16 de Janeiro de 2008
Já que estamos numa de contestação :P

Em relação à pergunta 3 - "Quem escrever todos os números inteiros de 1 a 100, quantas vezes escreverá o número 9?" No dicionário número e algarismo são a mesma coisa. Logo para ser correcta a pergunta teria de mencionar explicitamente "número inteiro 9". Porque entre todos os inteiros de 1 a 100, existem 20vezes o número 9. Não quero causar mais discussão... mas que me dava jeito a pista dava :P

HP
De Marco a 16 de Janeiro de 2008
Epa... nc aprendi isso! Smp aprendi q numero é um conjunto de algarismos!
Cumpz
De HP a 16 de Janeiro de 2008
Um número inteiro é constituido por um ou mais algarismos, porque por mais voltas que deres só existem 10 números ( 0 a 9 ) tudo o resto são conjuntos de números que formam números inteiros. Isto para não entrar no campo dos racionais ou irracionais :p
De ZB a 16 de Janeiro de 2008
Essa aí não! Um número é composto por algarismos. O número 9 tem um algarismo, o 9. O número 29 tem dois algarismos, o 2 e o 9.
De Ana Vogado a 16 de Janeiro de 2008
Eu segui a mesma lógica que o HP, e fiquei surpresa por ter falhado nessa questão. Para mim dentro dos números inteiros de 1 a 100 o número/algarismo 9 é escrito 20 vezes. Acho que se tivesse seguido a lógica que dizem que é a correcta o problema não era um grande problema. Mas tudo bem, não quero causar mais polémicas...

Já lá vão dois desafios que morro na praia... ;(

De HP a 16 de Janeiro de 2008
Um número inteiro é composto por algarismos ou números! Eu aceito a lógica da resposta que consideraste certa, mas aqui é apenas uma questão de portugues. Porque se consideras assim quando eu te perguntar o número de telemóvel vais me dizer que é o Novecentos e vinte e dois milhões, setecentos e trinta e cinco mil e trinta e dois, em vez de dizer Nove Dois Dois Sete Três Cinco Zero Três Dois! Já agora, este é o número do Pseudo-Eng. Socrates :P
De syrin a 16 de Janeiro de 2008
Isto começa-me a parecer aquela maravilhosa época em junho/julho quando saem os resultados dos exames nacionais. ;)
Ó ZB, deixa-te de matemáticas, a vamos mas é voltar às séries. :)
De joão a 16 de Janeiro de 2008
A mim pouco me importa se é justo ou não, mas o que me parece é que estás a abrir uma excepção perigosa, até porque não foste tu que criaste estes problemas, que normalmente são bastante tricky de forma propositada e requerem alguma atenção.
Quanto ao problema em questão, no enunciado também não diz que tínhamos que gastar todo o dinheiro, e sendo assim terias também que aceitar qualquer resposta desde que o nr de animais fosse 100, o que me parece de todo descabido.

Ah, já agora, uma das soluções da pergunta 4 está errada, visto que 10 galinhas, 94 cabras e 1 vaca dá um total de 105 animais,
De ZB a 16 de Janeiro de 2008
O assunto está encerrado. Vamos partir para o próximo. Se mais alguma vez houver outro passatempo deste tipo, já sei o que evitar.

Tens razão quanto à resposta. Vou já emendar.

Comentar post

posts recentes

Acho que o cabeçalho diz ...

O post mais inútil de sem...

Damages: outro tubarão ch...

Ranking de Séries (15 de ...

Battlestar Galactica – 4x...

Mais algumas edições R1

Jericho: O final alternat...

"24" apanha tubarão

BSG: Segunda parte da qua...

Emmys 2008: Candidatos a ...

Emmys 2008: Katherine Hei...

«Behind the Scenes» de "F...

Gossip Girl 2.0 desmentid...

Balanço da Temporada 2007...

Sarah Paulson em "Cupid" ...

"Dirt" cancelada

Balanço da Temporada 2007...

Ranking de Séries (8 de J...

E, agora, uma pequena sur...

Weeds: promo à quarta tem...

Mais uma para esperar ans...

Dexter: Jimmy Smits na te...

FOX anuncia datas dos reg...

«Chuta Pra Canto»: mais u...

Showtime dá luz verde a "...

tags

24(10)

90210(1)

abc(31)

alias(1)

aliens in america(1)

amc(1)

audiências(6)

axn(1)

back to you(2)

balanço da temporada(12)

banda sonora(3)

big shots(1)

bionic woman(3)

blogs(3)

bones(1)

boston legal(2)

brothers & sisters(2)

bsg(34)

californication(2)

cancelamentos(3)

canterbury's law(2)

castings(5)

cbs(10)

chuck(3)

csi(4)

damages(2)

desperate housewives(2)

dexter(7)

dirt(2)

dirty sexy money(3)

dvd(41)

dvd: raio-x(5)

emmys 2008(2)

estreias tv portuguesa(19)

find 815(3)

fox(22)

friday night lights(7)

fringe(3)

fx(5)

golden globes(6)

gossip girl(5)

grande massacre 2007(2)

grelha 2008-09(10)

greve(38)

grey's anatomy(12)

hbo(3)

heroes(17)

house(10)

how i met your mother(2)

jericho(9)

journeyman(2)

k-ville(2)

knight rider(9)

lançamentos(35)

lançamentos dvd: espanha(8)

lançamentos dvd: portugal(18)

lost(62)

machadadas(12)

mad men(2)

melhores 2007(15)

miss guided(2)

moonlight(2)

nbc(35)

new amsterdam(2)

nip/ tuck(3)

notícias(160)

off-topic(18)

one tree hill(3)

opinião(2)

óscares(2)

passatempos(8)

prémios(10)

prison break(8)

promos(38)

pushing daisies(3)

ranking(32)

regresso ao passado(5)

ronda de críticas(55)

samantha who?(4)

scifi(13)

sensual tv(8)

série recomendada(2)

showtime(11)

sondagens(2)

speechless(5)

stargate atlantis(2)

take(4)

tell me you love me(3)

terminator: the sarah connor chronicles(7)

the 4400(2)

the cw(7)

the office(5)

the return of jezebel james(2)

the shield(5)

the tudors(5)

til death(2)

tv nacional(23)

ugly betty(2)

vídeos(69)

x marca o local(36)

todas as tags

posts recentes

Acho que o cabeçalho diz ...

O post mais inútil de sem...

Damages: outro tubarão ch...

Ranking de Séries (15 de ...

Battlestar Galactica – 4x...

Mais algumas edições R1

Jericho: O final alternat...

"24" apanha tubarão

BSG: Segunda parte da qua...

Emmys 2008: Candidatos a ...

Emmys 2008: Katherine Hei...

«Behind the Scenes» de "F...

Gossip Girl 2.0 desmentid...

Balanço da Temporada 2007...

Sarah Paulson em "Cupid" ...

"Dirt" cancelada

Balanço da Temporada 2007...

Ranking de Séries (8 de J...

E, agora, uma pequena sur...

Weeds: promo à quarta tem...

Mais uma para esperar ans...

Dexter: Jimmy Smits na te...

FOX anuncia datas dos reg...

«Chuta Pra Canto»: mais u...

Showtime dá luz verde a "...

pesquisar

blogs SAPO

subscrever feeds