Fica o aviso a quem não quer saber nada sobre o que aconteceu na série que, a partir deste momento, existem grandes SPOILERS, ou seja, para quem não conheça o termo, a partir daqui vão começar a ser reveladas coisas que aconteceram na história e que podem estragar o visionamento a quem ainda não viu o episódio.
«5, 4, 3, 2, 1… Jump!»
O décimo episódio da quarta temporada de “Battlestar Galactica” prometia-nos revelações e cumpriu. Não só a frota ficou a conhecer os quatro Cylons, cuja identidade nós descobrimos no final da terceira temporada, como ainda, e finalmente, chegaram ao seu destino: a Terra. Mas o olhar soturno e as expressões fechadas, que percorriam as faces de todos os personagens durante os primeiros momentos na terra prometida, valeram por mil palavras, e relembrou, quem por momentos se pode ter esquecido, de que ainda muito está para vir. Infelizmente, só em 2009.
Para já, vou começar pela revelação que não foi feita neste episódio, a identidade do quinto Cylon desconhecido. Logo a abrir o episódio, a D’Anna tem uma bastante interessante e inesperada declaração: que apenas os quatro Cylons que já conhecíamos estão na frota dos humanos. Ora, se o quinto não está na frota, provavelmente, estará na Terra. Agora, das duas uma: Ou será um novo personagem ou será alguém que nós já conhecíamos e… Sei lá… Morreu!? (Ó Billy, sai daí que já te vi!)
Depois de fazer esta surpreendente revelação, a D’Anna, que aparentemente tomou a liderança dos Cylons rebeldes, decide fazer reféns os humanos que ainda estão a bordo da Base Star, à excepção do Adama com quem se dirige posteriormente à Galactica, por receio de que os quatro Cylons sejam executados assim que as suas identidades sejam conhecidas. Ao chegar à Galactica, em vez de revelar quem são os Cylons, a D’Anna decide anunciar, perante uma plateia onde estão presentes os quatro, que a decisão de se darem a conhecer é deles e que, com os humanos reféns, podem juntar-se aos restantes Cylons sem temer consequências. Sem grande admiração, até pelo comportamento que a personagem já vinha demonstrando desde o início da temporada, a Tori passou de imediato para o lado dos Cylons, apesar de ter esperado revelar a sua identidade já a bordo da Base Star, não fossem os humanos faltar ao prometido de que os quatro eram livres de ir embora (que foi exactamente o que aconteceu de seguida, logo a Tori estava certa em querer manter o anonimato enquanto estivesse a bordo da Galactica).
Resistindo ao apelo Cylon, Tigh, Anders e Tyrol, decidiram calar-se e continuar junto dos humanos, o que fez com que a D’Anna começasse a ficar com pouca paciência e tomasse a decisão de começar a executar reféns. E, a partir daqui, tudo muda. O Tigh decide contar ao Adama que ele é um Cylon, deixando-o completamente devastado, e o Lee toma definitivamente controlo da situação. O resultado foi excelente. O Lee conseguiu justificar plenamente a sua escolha para líder dos humanos. Tomou decisões difíceis sempre com o arrojo que é exigido a quem detém um cargo de liderança. Não teve medo, nem pena, nem pensou duas vezes sobre o que tinha de ser feito. E, acima de tudo, as suas escolhas foram sempre acertadas, ao contrário da Roslin, que a espaços tinha determinadas acções que nós facilmente colocávamos em causa. Por seu lado, o Tigh, que apesar de tudo continua mais humano que muitos outros personagens, cedeu em prol de salvaguardar a frota e denunciou o Anders e o Tyrol.
Um pouco antes, sucedeu-se o momento mais estranho do episódio, quando um sinal começou a ser registado apenas pelo Viper da Starbuck e os quatro dos «Final Five» voltaram a ouvir o «All Along the Watchtower», conduzindo-os, claro que apenas aqueles que ainda se encontravam a bordo da Galactica, à pequena nave. O Anders e o Tyrol decidem chamar a Starbuck e dizer-lhe que a resposta em como encontrar a Terra está relacionada com o Viper, mas eles não sabem como. Pouco depois, os dois Cylons são presos e cabe agora a Starbuck encontrar essa mesma resposta. A partir daqui, a tensão começa a escalar e quando o Lee se prepara para mandar os três Cylons para o espaço, por uma das câmaras de ar da Galáctica, a Starbuck interrompe-o, dizendo que encontrou o caminho para a Terra e que eles foram os responsáveis por isso.
Entrando novamente pelo caminho da especulação, se o «quinto» estiver na Terra, será que é ele o responsável pelo sinal? Parece-me que sim, até porque eles fizeram questão de mostrar que o sinal que indica o caminho para a Terra é o mesmo que fez com que os quatro Cylons «adormecidos» tivessem despertado. E depois temos ainda a Starbuck a dizer que alguma força superior quer que humanos e Cylons encontrem juntos a Terra, o que parece suportar ainda mais essa teoria de que o «último» estará de alguma forma por detrás de destino de todos.
Seguidamente, a Starbuck consegue convencer o Lee e, este último, por sua vez, consegue convencer a D’Anna que humanos e Cylons devem seguir para a Terra juntos. Com mais um excelente discurso e mais uma mostra de que ele é o homem certo para o cargo, diga-se.
E, assim, os quatro novos Cylons são «perdoados» e podem agora escolher onde querem ir ou se preferem ficar, e humanos e Cylons partem de mãos dadas para encontrar a Terra (isto, até os outros modelos Cylons aparecerem, aqueles que não queriam que os «Final Five» fossem revelados ou sequer mencionados, porque não devem tardar a vir estragar a festa).
O que se segue, os cinco minutos finais do episódio, o último «salto», quando a Terra aparece pela primeira vez, o discurso do Adama, as imagens dos festejos, e finalmente a descida ao planeta, onde numa sequência fantástica que percorre todos os personagens (ou quase), descobrimos que, afinal, tudo o que se esperava simplesmente não o é, são momentos só ao alcance de grandes séries.
Agora, a espera ainda será muita. Até 2009. Altura em que teremos todas as respostas que pretendemos. O que terá acontecido à Terra? Será que o dito «tudo já aconteceu antes» estará relacionado com a (aparente) destruição da Terra? Será culpa do aquecimento global (LOL)? Será que o último Cylon é na realidade Deus? Será que ele vive na Terra? Será que foi ele o responsável pelo sinal que conduziu humanos e Cylons à Terra? Será que, afinal, humanos e Cylons são apenas uma espécie? Será…?
Nota: 10/10
24(10)
90210(1)
abc(31)
alias(1)
amc(1)
audiências(6)
axn(1)
back to you(2)
banda sonora(3)
big shots(1)
bionic woman(3)
blogs(3)
bones(1)
boston legal(2)
bsg(34)
castings(5)
cbs(10)
chuck(3)
csi(4)
damages(2)
dexter(7)
dirt(2)
dvd(41)
dvd: raio-x(5)
emmys 2008(2)
find 815(3)
fox(22)
fringe(3)
fx(5)
gossip girl(5)
grelha 2008-09(10)
greve(38)
grey's anatomy(12)
hbo(3)
heroes(17)
house(10)
jericho(9)
journeyman(2)
k-ville(2)
knight rider(9)
lançamentos(35)
lost(62)
machadadas(12)
mad men(2)
melhores 2007(15)
miss guided(2)
moonlight(2)
nbc(35)
nip/ tuck(3)
notícias(160)
off-topic(18)
opinião(2)
óscares(2)
passatempos(8)
prémios(10)
prison break(8)
promos(38)
ranking(32)
scifi(13)
sensual tv(8)
showtime(11)
sondagens(2)
speechless(5)
take(4)
terminator: the sarah connor chronicles(7)
the 4400(2)
the cw(7)
the office(5)
the return of jezebel james(2)
the shield(5)
the tudors(5)
til death(2)
tv nacional(23)
ugly betty(2)
vídeos(69)
x marca o local(36)