Fica o aviso a quem não quer saber nada sobre o que aconteceu na série que, a partir deste momento, existem grandes SPOILERS, ou seja, para quem não conheça o termo, a partir daqui vão começar a ser reveladas coisas que aconteceram na história e que podem estragar o visionamento a quem ainda não viu o episódio.
Como este foi um episódio duplo e, geralmente, os textos relativos a esta série costumam ser um pouco longos de mais, decidi fazer algo diferente do normal e tentei ser o mais abreviado possível. Aqui vai (sem qualquer ordem em especial):
A mentira: Há pessoas que se deram ao trabalho de colocar um falso avião no fundo do oceano. Que enviaram à ilha mercenários com ordens para matar. Faz todo o sentido que os «Oceanic Six» decidam mentir para preservar a ilha em segredo e, acima de tudo, as suas próprias vidas. Só e apenas isso é suficiente. Mas esta conclusão era fácil de se alcançar com poucos episódios decorridos na temporada. Porquê tanto suspense em torno da questão? Terá o mistério sido adensado pelos próprios argumentistas inadvertidamente ou propositadamente? Ou terá sido a ânsia dos próprios fãs em conceber tão grandioso mistério em torno de algo tão simples?
Deslocar a ilha: Já tinha afirmado que não me tinham convencido com a conversa de deslocar a ilha. Mas, mudei de opinião neste episódio. A cena em que o Ben desloca a ilha é um bocado estranha, mas acabou por resultar bem. E, apesar de não estar à espera de uma resposta científica, quero saber como funciona o mecanismo!
Charlotte, Daniel e Miles: Estes três personagens regressaram da paragem forçada pela greve algo apagados, sobretudo, a antropóloga e o misterioso psíquico. Talvez tivesse sido em relação a eles que algumas linhas de argumento tiveram de ser abandonadas e deixadas para a próxima temporada. Pelo menos, sabemos que vão regressar. E com um mistério interessante. Parece que a Charlotte tem a ideia de que nasceu na ilha! E será que o Daniel, que estava no mar quando a ilha desapareceu, foi também transportado para o mesmo sítio desta?
Sawyer: Assim que o Lapidus disse que o helicóptero tinha peso a mais e o facto de a bordo irem, além do piloto, cinco dos «Oceanic Six» e o Sawyer, não foi difícil de perceber que desfecho a cena iria ter.
Michael e Jin: Algo me diz que estão ambos vivos. [Acabei de ler uma entrevista do Harold Perrineau e confirma-se a sua morte (e ele não ficou lá muito contente)].
Claire: Mais um pouco e nem sequer aparecia no episódio! Gostava de ter ficado a saber um pouco mais (alguma coisa!) sobre o que lhe aconteceu, mas deve ser um daqueles mistérios que eles gostam de fazer durar. Contudo, ela anda com atitudes de personagens que já morreram, não!? Aparecer em sonhos e tal… [Confirma-se que a Claire vai deixar de ser regular na quinta temporada e que o seu contrato fica em suspenso até à sexta].
Desmond: Por instantes pensei que ainda tinha passado qualquer coisa pela cabeça dos produtores da série e que tinham decidido matar o personagem. Mas não podiam. Tinham de terminar a história (pelo menos a parte romântica) do Desmond e da Penny. E foi o que fizeram. Com sentimento. E até aqueles brasileiros manhosos do final da segunda temporada voltaram a dar um ar da sua graça. Agora adivinha-se um confronto Desmond/ Ben. Veremos o que aí vem. Se a ilha só os aceita de volta se regressarem todos, então alguém vai ter de convencer o Desmond, o que deve ser bastante difícil.
Sun: Foi impressão minha ou ela está a mudar-se para o lado negro da Força!? Talvez não e esteja apenas a planear vingança contra o Widmore. Ele bem disse que responsabilizava duas pessoas pela morte(?) do Jin: o pai e alguém desconhecido. Resta saber se esse alguém será o Widmore ou o Jack. Agora, que ela está diferente, isso está. E eu estou a gostar da volta que a personagem levou.
Walt!: Passaram 3 anos desde que os «Oceanic Six» saíram da ilha e o Walt decide ir visitar o Hurley, já que ninguém se lembrou de o visitar e ele não percebe porque estão todos a mentir. Será que iremos ter o Walt à procura do pai na próxima temporada? Por acaso, era bem interessante. Pelo menos, tinham uma oportunidade de desenvolver a história dos seus poderes psíquicos, que tem estado em banho-maria há bastante tempo.
Ben: O Ben é um sacana, o que não é, de forma alguma, uma novidade. Decidiu sacrificar as pessoas a bordo do cargueiro para concretizar a sua vingança no Keamy. Porém, de seguida redimiu-se sacrificando a sua estadia na ilha para salvaguardar a mesma.
Juliet: Grande azar. Uma das minhas personagens favoritas, não só perdeu bastante protagonismo e tempo de ecrã nesta temporada (e ainda teve direito ao pior episódio da mesma), como foi deixada para trás porque queria esperar pelo Jack. Ainda por cima, ela deve ter sido a última coisa que passou pela cabeça dele quando este estava no helicóptero a gritar para o Lapidus não voltar de forma alguma para a ilha.
Jeremy Bentham: Mas quem é que ia cair na armadilha e pensar que o Jeremy BENtham era o Ben!? OK, eu admito que caí… A desculpa é da hora avançada aquando vi o episódio.
O caixão: Foi a grande revelação guardada para o último minuto do episódio e a cena escolhida para cliffhanger. Apesar de me ter passado pela cabeça que o seu ocupante poderia ser o Locke, a verdade é que não era uma das minhas escolhas principais. Claro que daqui resultam inúmeras questões, cujas respostas ainda teremos de aguardar por muito, muito tempo. Para mim, a mais pertinente, além da óbvia, será o que aconteceu de tão terrível na ilha durante aqueles três anos?
Algumas questões para a próxima temporada: Além das evidentes, relacionadas com a história em si (Para onde foi deslocada a ilha? O Jin e o Michael morreram? Etc.), aquilo em que tenho maior curiosidade em saber é que estrutura terão os episódios. Será que vamos continuar a seguir os «Oceanic Six» e teremos flashforwards do seu regresso à ilha? Será que temos acção simultânea na ilha e fora dela? E se na segunda temporada foram introduzidos os Talies, na terceira conhecemos melhor os Outros e na quarta tivemos o pessoal do cargueiro, quem serão os novos personagens que irão ser introduzidos na quinta?
Bem, acho que não me esqueci de nada… Quer dizer, houve várias cenas que poderia ainda discutir, mas ficam para os comentários se alguém tiver interesse
Notas
Parte 1: 9.6/10
Parte 2: 9.8/10
24(10)
90210(1)
abc(31)
alias(1)
amc(1)
audiências(6)
axn(1)
back to you(2)
banda sonora(3)
big shots(1)
bionic woman(3)
blogs(3)
bones(1)
boston legal(2)
bsg(34)
castings(5)
cbs(10)
chuck(3)
csi(4)
damages(2)
dexter(7)
dirt(2)
dvd(41)
dvd: raio-x(5)
emmys 2008(2)
find 815(3)
fox(22)
fringe(3)
fx(5)
gossip girl(5)
grelha 2008-09(10)
greve(38)
grey's anatomy(12)
hbo(3)
heroes(17)
house(10)
jericho(9)
journeyman(2)
k-ville(2)
knight rider(9)
lançamentos(35)
lost(62)
machadadas(12)
mad men(2)
melhores 2007(15)
miss guided(2)
moonlight(2)
nbc(35)
nip/ tuck(3)
notícias(160)
off-topic(18)
opinião(2)
óscares(2)
passatempos(8)
prémios(10)
prison break(8)
promos(38)
ranking(32)
scifi(13)
sensual tv(8)
showtime(11)
sondagens(2)
speechless(5)
take(4)
terminator: the sarah connor chronicles(7)
the 4400(2)
the cw(7)
the office(5)
the return of jezebel james(2)
the shield(5)
the tudors(5)
til death(2)
tv nacional(23)
ugly betty(2)
vídeos(69)
x marca o local(36)