Quarta-feira, 28 de Maio de 2008

Battlestar Galactica – 4x8 – Sine Qua Non (Sci Fi)

 

Fica o aviso a quem não quer saber nada sobre o que aconteceu na série que, a partir deste momento, existem grandes SPOILERS, ou seja, para quem não conheça o termo, a partir daqui vão começar a ser reveladas coisas que aconteceram na história e que podem estragar o visionamento a quem ainda não viu o episódio.

 

Mesmo com algumas cenas surpreendentes e uma ou outra revelação intrigante, a verdade é que este episódio pecou pela direcção tomada nas diferentes linhas de argumento e pelo ritmo aborrecido com que foi conduzido.

 

O tomo inicia-se onde terminou o anterior, com a Sharon a balear a Natalie e a baseship (basestar?) dos Cylons a dar um salto no hiperespaço para local indeterminado, com a Roslin, o Baltar e o Helo a bordo. A partir daqui, tudo acontece de forma muito rápida. Demasiado, até. Ainda mal a Roslin saiu de cena, já toda a gente anda à procura de alguém para a substituir. À excepção do Almirante Adama, parece que mais ninguém tem sequer interesse em procurar a baseship. É verdade que a explicação parece recair no facto de se pensar que o assassinato da Natalie foi o catalisador para o rapto da Roslin, um pressuposto do Adama e companhia, já que, daquilo que me recordo, ambos os eventos não estavam interligados e que o facto da baseship saltar para o hiperespaço estava relacionado com o plano que os Cylons elaboraram para ganharem vantagem junto dos humanos. Numa tentativa de criar algum suspense, decidiram não revelar nada em relação ao que se passa na baseship, mas o resultado acabou por gerar mais confusão do que propriamente o efeito desejado. Enfim…

 

E a Natalie lá morreu. Sem grande pompa, nem circunstância. Depois de, no episódio anterior, nos terem dado a entender (e muito) que, afinal, ela é que era a «dying leader» das profecias e não a Roslin… No fim de contas, parece que sempre não o era…

 

Depois veio toda aquela treta do Lee a tentar arranjar um substituto para ocupar a presidência. Logo nos primeiros episódios já eu me tinha apercebido da intenção de tornar o Lee no presidente das colónias. Não acho que teria sido necessário perder tanto tempo com isso e muito menos arranjar uma elaborada história sobre um gato… Tudo bem que a história tinha um significado muito próprio e muito maior, mas, mesmo assim, era completamente dispensável. Parece-me que esta linha de argumento foi apenas introduzida, ou mais desenvolvida, só para trazer de volta o Lampkin.

 

Lá pelo meio, ainda há uma estranha revelação de que a Caprica Six está grávida. Supostamente, do Tigh. Isto só pode querer dizer que os cinco modelos finais de Cylons não têm os mesmos problemas dos restantes, já que a grande falha na fisionomia dos Cylons era a reprodução entre modelos. Mais um mito que cai por terra. Mais um pormenor que vai ansiar por justificação.

 

No final, o Adama decide renunciar à sua vida de militar para procurar a Roslin quando mais ninguém queria perder tempo a fazê-lo. Se bem que a intenção é muito nobre, e confirma que sempre existe uma ligação mais forte entre ambos, a verdade é que esta acção não me parece própria do Adama que conhecemos. Quando ele pega na Galactica e vai à procura da Roslin contra tudo e contra todos é sem dúvida o Adama que conhecemos. Abdicar das suas divisas por uma mulher, não.

 

Inacreditavelmente, na última temporada desta fantástica série, estou a escrever sobre episódios fracos. Ainda por cima, no plural. Mas o que o que se passará pela cabeça dos criadores da série? Será que se deslumbraram com os elogios? É que, desde que a Time considerou a série como «a melhor do ano», isto em 2005 e referente à sua segunda temporada, a verdade é que a qualidade de “Battlestar Galactica” deu um estranho tombo. E, agora que nos aproximamos da metade da última temporada, e os episódios continuam mais emaranhados que nunca, com uma progressão quase a conta gotas, a pergunta (e constante preocupação) que se impõe é: será que vai sair daqui alguma coisa de jeito? Será que os medos de outrora, talvez infundados anteriormente, começam a aproximarem-se perigosamente da realidade?

 

Nota: 8.2/10

 

tags: ,
publicado por ZB às 15:06
link | comentar | favorito
18 comentários:
De ZB a 28 de Maio de 2008
Podes crer, essa cena é excelente! Só me apercebi quando revi a temporada e não cheguei ao ponto de lançar umas lágrimas, mas ficou um nó na garganta.

Quanto a Greys... Isso não passa agora às nove horas na TVI?? :)) Mas é tão difícil de perceber que aquilo é uma novela, mas com médicos?? E tal como muitas outras. Só que como vem dos STATES, se lhe chamarmos novelas há quem fique logo indignado...

Agora comecei a ver a Felicity. Ao fim de 5 ou 6 episódios já estava disposto a desistir, porque a base da série é um triângulo amoroso. Depois lá apareceram alguns episódios que me cativaram e ainda não desisiti, mas só de pensar que ainda tenho cerca de 80 episódios pela frente... Eu não tenho problemas em ver um plot romântico, mas quando é bem feito. Na Felicity é bem feito, mas é tão, mas tão repetitivo que vai cansando. Ainda para mais vendo os episódios de seguida.
De syrin a 28 de Maio de 2008
Eu vi os episódios finais da season 5 do The Shield às 4 da manhã, e realmente aquilo é deprimente. Mesmo se me deram spoilers para o final. :s

Já cravei Grey's 4 às amigas para ver. Pelo que li, parece estar melhor do que na season anterior. Mas para mim aquilo não deixa de ser novela...

Felicity vi na TV há muitos anos. Via especialmente pelo actor principal. ;) Também já me arranjaram a primeira temporada, mas ainda não tive paciência para lhe pegar. Quem sabe no verão. Se bem que para o verão já tenho Stargate, The Wire e La Femme Nikita programado... haja tempo.

Comentar post

posts recentes

Acho que o cabeçalho diz ...

O post mais inútil de sem...

Damages: outro tubarão ch...

Ranking de Séries (15 de ...

Battlestar Galactica – 4x...

Mais algumas edições R1

Jericho: O final alternat...

"24" apanha tubarão

BSG: Segunda parte da qua...

Emmys 2008: Candidatos a ...

Emmys 2008: Katherine Hei...

«Behind the Scenes» de "F...

Gossip Girl 2.0 desmentid...

Balanço da Temporada 2007...

Sarah Paulson em "Cupid" ...

"Dirt" cancelada

Balanço da Temporada 2007...

Ranking de Séries (8 de J...

E, agora, uma pequena sur...

Weeds: promo à quarta tem...

Mais uma para esperar ans...

Dexter: Jimmy Smits na te...

FOX anuncia datas dos reg...

«Chuta Pra Canto»: mais u...

Showtime dá luz verde a "...

tags

24(10)

90210(1)

abc(31)

alias(1)

aliens in america(1)

amc(1)

audiências(6)

axn(1)

back to you(2)

balanço da temporada(12)

banda sonora(3)

big shots(1)

bionic woman(3)

blogs(3)

bones(1)

boston legal(2)

brothers & sisters(2)

bsg(34)

californication(2)

cancelamentos(3)

canterbury's law(2)

castings(5)

cbs(10)

chuck(3)

csi(4)

damages(2)

desperate housewives(2)

dexter(7)

dirt(2)

dirty sexy money(3)

dvd(41)

dvd: raio-x(5)

emmys 2008(2)

estreias tv portuguesa(19)

find 815(3)

fox(22)

friday night lights(7)

fringe(3)

fx(5)

golden globes(6)

gossip girl(5)

grande massacre 2007(2)

grelha 2008-09(10)

greve(38)

grey's anatomy(12)

hbo(3)

heroes(17)

house(10)

how i met your mother(2)

jericho(9)

journeyman(2)

k-ville(2)

knight rider(9)

lançamentos(35)

lançamentos dvd: espanha(8)

lançamentos dvd: portugal(18)

lost(62)

machadadas(12)

mad men(2)

melhores 2007(15)

miss guided(2)

moonlight(2)

nbc(35)

new amsterdam(2)

nip/ tuck(3)

notícias(160)

off-topic(18)

one tree hill(3)

opinião(2)

óscares(2)

passatempos(8)

prémios(10)

prison break(8)

promos(38)

pushing daisies(3)

ranking(32)

regresso ao passado(5)

ronda de críticas(55)

samantha who?(4)

scifi(13)

sensual tv(8)

série recomendada(2)

showtime(11)

sondagens(2)

speechless(5)

stargate atlantis(2)

take(4)

tell me you love me(3)

terminator: the sarah connor chronicles(7)

the 4400(2)

the cw(7)

the office(5)

the return of jezebel james(2)

the shield(5)

the tudors(5)

til death(2)

tv nacional(23)

ugly betty(2)

vídeos(69)

x marca o local(36)

todas as tags

posts recentes

Acho que o cabeçalho diz ...

O post mais inútil de sem...

Damages: outro tubarão ch...

Ranking de Séries (15 de ...

Battlestar Galactica – 4x...

Mais algumas edições R1

Jericho: O final alternat...

"24" apanha tubarão

BSG: Segunda parte da qua...

Emmys 2008: Candidatos a ...

Emmys 2008: Katherine Hei...

«Behind the Scenes» de "F...

Gossip Girl 2.0 desmentid...

Balanço da Temporada 2007...

Sarah Paulson em "Cupid" ...

"Dirt" cancelada

Balanço da Temporada 2007...

Ranking de Séries (8 de J...

E, agora, uma pequena sur...

Weeds: promo à quarta tem...

Mais uma para esperar ans...

Dexter: Jimmy Smits na te...

FOX anuncia datas dos reg...

«Chuta Pra Canto»: mais u...

Showtime dá luz verde a "...

pesquisar

blogs SAPO

subscrever feeds