Sábado, 14 de Junho de 2008

Battlestar Galactica – 4x10 – Revelations (Sci Fi)

 

Fica o aviso a quem não quer saber nada sobre o que aconteceu na série que, a partir deste momento, existem grandes SPOILERS, ou seja, para quem não conheça o termo, a partir daqui vão começar a ser reveladas coisas que aconteceram na história e que podem estragar o visionamento a quem ainda não viu o episódio.

 

«5, 4, 3, 2, 1… Jump!»

 

O décimo episódio da quarta temporada de “Battlestar Galactica” prometia-nos revelações e cumpriu. Não só a frota ficou a conhecer os quatro Cylons, cuja identidade nós descobrimos no final da terceira temporada, como ainda, e finalmente, chegaram ao seu destino: a Terra. Mas o olhar soturno e as expressões fechadas, que percorriam as faces de todos os personagens durante os primeiros momentos na terra prometida, valeram por mil palavras, e relembrou, quem por momentos se pode ter esquecido, de que ainda muito está para vir. Infelizmente, só em 2009.

 

Para já, vou começar pela revelação que não foi feita neste episódio, a identidade do quinto Cylon desconhecido. Logo a abrir o episódio, a D’Anna tem uma bastante interessante e inesperada declaração: que apenas os quatro Cylons que já conhecíamos estão na frota dos humanos. Ora, se o quinto não está na frota, provavelmente, estará na Terra. Agora, das duas uma: Ou será um novo personagem ou será alguém que nós já conhecíamos e… Sei lá… Morreu!? (Ó Billy, sai daí que já te vi!)

 

Depois de fazer esta surpreendente revelação, a D’Anna, que aparentemente tomou a liderança dos Cylons rebeldes, decide fazer reféns os humanos que ainda estão a bordo da Base Star, à excepção do Adama com quem se dirige posteriormente à Galactica, por receio de que os quatro Cylons sejam executados assim que as suas identidades sejam conhecidas. Ao chegar à Galactica, em vez de revelar quem são os Cylons, a D’Anna decide anunciar, perante uma plateia onde estão presentes os quatro, que a decisão de se darem a conhecer é deles e que, com os humanos reféns, podem juntar-se aos restantes Cylons sem temer consequências. Sem grande admiração, até pelo comportamento que a personagem já vinha demonstrando desde o início da temporada, a Tori passou de imediato para o lado dos Cylons, apesar de ter esperado revelar a sua identidade já a bordo da Base Star, não fossem os humanos faltar ao prometido de que os quatro eram livres de ir embora (que foi exactamente o que aconteceu de seguida, logo a Tori estava certa em querer manter o anonimato enquanto estivesse a bordo da Galactica).

 

Resistindo ao apelo Cylon, Tigh, Anders e Tyrol, decidiram calar-se e continuar junto dos humanos, o que fez com que a D’Anna começasse a ficar com pouca paciência e tomasse a decisão de começar a executar reféns. E, a partir daqui, tudo muda. O Tigh decide contar ao Adama que ele é um Cylon, deixando-o completamente devastado, e o Lee toma definitivamente controlo da situação. O resultado foi excelente. O Lee conseguiu justificar plenamente a sua escolha para líder dos humanos. Tomou decisões difíceis sempre com o arrojo que é exigido a quem detém um cargo de liderança. Não teve medo, nem pena, nem pensou duas vezes sobre o que tinha de ser feito. E, acima de tudo, as suas escolhas foram sempre acertadas, ao contrário da Roslin, que a espaços tinha determinadas acções que nós facilmente colocávamos em causa. Por seu lado, o Tigh, que apesar de tudo continua mais humano que muitos outros personagens, cedeu em prol de salvaguardar a frota e denunciou o Anders e o Tyrol.

 

Um pouco antes, sucedeu-se o momento mais estranho do episódio, quando um sinal começou a ser registado apenas pelo Viper da Starbuck e os quatro dos «Final Five» voltaram a ouvir o «All Along the Watchtower», conduzindo-os, claro que apenas aqueles que ainda se encontravam a bordo da Galactica, à pequena nave. O Anders e o Tyrol decidem chamar a Starbuck e dizer-lhe que a resposta em como encontrar a Terra está relacionada com o Viper, mas eles não sabem como. Pouco depois, os dois Cylons são presos e cabe agora a Starbuck encontrar essa mesma resposta. A partir daqui, a tensão começa a escalar e quando o Lee se prepara para mandar os três Cylons para o espaço, por uma das câmaras de ar da Galáctica, a Starbuck interrompe-o, dizendo que encontrou o caminho para a Terra e que eles foram os responsáveis por isso.

 

Entrando novamente pelo caminho da especulação, se o «quinto» estiver na Terra, será que é ele o responsável pelo sinal? Parece-me que sim, até porque eles fizeram questão de mostrar que o sinal que indica o caminho para a Terra é o mesmo que fez com que os quatro Cylons «adormecidos» tivessem despertado. E depois temos ainda a Starbuck a dizer que alguma força superior quer que humanos e Cylons encontrem juntos a Terra, o que parece suportar ainda mais essa teoria de que o «último» estará de alguma forma por detrás de destino de todos.

 

Seguidamente, a Starbuck consegue convencer o Lee e, este último, por sua vez, consegue convencer a D’Anna que humanos e Cylons devem seguir para a Terra juntos. Com mais um excelente discurso e mais uma mostra de que ele é o homem certo para o cargo, diga-se.

 

E, assim, os quatro novos Cylons são «perdoados» e podem agora escolher onde querem ir ou se preferem ficar, e humanos e Cylons partem de mãos dadas para encontrar a Terra (isto, até os outros modelos Cylons aparecerem, aqueles que não queriam que os «Final Five» fossem revelados ou sequer mencionados, porque não devem tardar a vir estragar a festa).

 

O que se segue, os cinco minutos finais do episódio, o último «salto», quando a Terra aparece pela primeira vez, o discurso do Adama, as imagens dos festejos, e finalmente a descida ao planeta, onde numa sequência fantástica que percorre todos os personagens (ou quase), descobrimos que, afinal, tudo o que se esperava simplesmente não o é, são momentos só ao alcance de grandes séries.

 

Agora, a espera ainda será muita. Até 2009. Altura em que teremos todas as respostas que pretendemos. O que terá acontecido à Terra? Será que o dito «tudo já aconteceu antes» estará relacionado com a (aparente) destruição da Terra? Será culpa do aquecimento global (LOL)? Será que o último Cylon é na realidade Deus? Será que ele vive na Terra? Será que foi ele o responsável pelo sinal que conduziu humanos e Cylons à Terra? Será que, afinal, humanos e Cylons são apenas uma espécie? Será…?

 

Nota: 10/10

 

tags: ,
publicado por ZB às 17:07
link do post | comentar | favorito
|
7 comentários:
De syrin a 14 de Junho de 2008 às 20:09
Desepero... desespero pelo longo tempo de espera que vamos ainda ter de aguentar...

Mais tarde direi o que achei desta temporada, mas por agora, deixo aqui umas palavras que encontrei num comentário, e que me deixaram mais uma vez confirmar que esta é uma grande série:

"This episode is chilling because life just lost its focus for everyone on Galactica. No longer is there one goal, one enemy, one way to define success or failure. Now they have to start living. Living on the ashes of a world that already died."

Só uma crítica - pareceu-me que este episódio merecia mais meia hora para ser perfeito. Houve ali alguns desenvolvimentos que me pareceram rápidos demais... com mais meia hora (como fizeram com o Pegasus, e o Lay Down Your Burdens 2, teria sido perfeito)
De marco a 15 de Junho de 2008 às 03:21
ZB, se tiveres acordado vai assistir fringe q o episdio vazou, para teres a sensação de dares dois 10 no mesmo dia. perfeito mesmo o piloto.
De ZB a 15 de Junho de 2008 às 13:49
Às onze da noite já eu tinha visto o piloto. :)
Gostei bastante, mas não lhe dava um dez.
De Rui a 15 de Junho de 2008 às 11:40
Também já li que ao dizer que o quinto cylon não estava na frota, a D'Anna não estava a contar com os humanos que estavam na basestar (tecnicamente não estariam na frota).

Assim ficam abertas mais possibilidades, como o Baltar... embora seja demasiado óbvio ser ele, encaixa-se nas diversas pistas; no penúltimo episódio cumpriu as palavras do híbrido (atingiu a redenção num estado de sofrimento, ao revelar à Roslin que tinha sido ele o responsável indirecto pelo ataque às colónias, enquanto se esvaia em sangue) e a verdade é que tem sido uma peça sempre fundamental na história... será que a head!six é a manifestação do seu sub-consciente cylon? Por exemplo, lembro-me que foi a head!six que lhe disse para pedir uma ogiva nuclear para o detector de cylons, e mais tarde foi essa ogiva que ao explodir direccionou os cylons para New Caprica... se a head!six (ou seja, o seu subconsciente cylon) não lhe dissesse para pedir a ogiva, os humanos ainda estariam em New Caprica e desistiriam de procurar pela Terra.

Em relação à mini-série, chegou-se a saber de onde é que proveio aquele papel que dizia que só existiam 12 modelos cylon?
De ZB a 15 de Junho de 2008 às 13:53
Ok. Essa questão de não estar na frota porque estava a bordo da basestar é uma hipótese.

Mas, apesar de tudo o que liga o Baltar aos Cylons, e que está presente desde o início da série, continuo a achar que não deveria ser ele o último, mesmo por isso, porque se for ele, é demasiado óbvio.

Quanto ao papel da minissérie, ainda não se sabe nada.
De Rui a 16 de Junho de 2008 às 10:34
O Baltar pelos vistos não pode ser.

http://community.livejournal.com/battlestar_blog/1129635.html

De Anónimo a 15 de Junho de 2008 às 18:14
a série se supera a cada episódio, e realmente nada parece melhor na televisão. quanto ao futuro, acho que deve haver alguma guardada para tigh e para as crianças hibridas, aí deve estar o nó do final da série- e claro daqueles que construíram o viper da kara.

Comentar post

 

posts recentes

Acho que o cabeçalho diz ...

O post mais inútil de sem...

Damages: outro tubarão ch...

Ranking de Séries (15 de ...

Battlestar Galactica – 4x...

Mais algumas edições R1

Jericho: O final alternat...

"24" apanha tubarão

BSG: Segunda parte da qua...

Emmys 2008: Candidatos a ...

Emmys 2008: Katherine Hei...

«Behind the Scenes» de "F...

Gossip Girl 2.0 desmentid...

Balanço da Temporada 2007...

Sarah Paulson em "Cupid" ...

"Dirt" cancelada

Balanço da Temporada 2007...

Ranking de Séries (8 de J...

E, agora, uma pequena sur...

Weeds: promo à quarta tem...

Mais uma para esperar ans...

Dexter: Jimmy Smits na te...

FOX anuncia datas dos reg...

«Chuta Pra Canto»: mais u...

Showtime dá luz verde a "...

tags

24(10)

90210(1)

abc(31)

alias(1)

aliens in america(1)

amc(1)

audiências(6)

axn(1)

back to you(2)

balanço da temporada(12)

banda sonora(3)

big shots(1)

bionic woman(3)

blogs(3)

bones(1)

boston legal(2)

brothers & sisters(2)

bsg(34)

californication(2)

cancelamentos(3)

canterbury's law(2)

castings(5)

cbs(10)

chuck(3)

csi(4)

damages(2)

desperate housewives(2)

dexter(7)

dirt(2)

dirty sexy money(3)

dvd(41)

dvd: raio-x(5)

emmys 2008(2)

estreias tv portuguesa(19)

find 815(3)

fox(22)

friday night lights(7)

fringe(3)

fx(5)

golden globes(6)

gossip girl(5)

grande massacre 2007(2)

grelha 2008-09(10)

greve(38)

grey's anatomy(12)

hbo(3)

heroes(17)

house(10)

how i met your mother(2)

jericho(9)

journeyman(2)

k-ville(2)

knight rider(9)

lançamentos(35)

lançamentos dvd: espanha(8)

lançamentos dvd: portugal(18)

lost(62)

machadadas(12)

mad men(2)

melhores 2007(15)

miss guided(2)

moonlight(2)

nbc(35)

new amsterdam(2)

nip/ tuck(3)

notícias(160)

off-topic(18)

one tree hill(3)

opinião(2)

óscares(2)

passatempos(8)

prémios(10)

prison break(8)

promos(38)

pushing daisies(3)

ranking(32)

regresso ao passado(5)

ronda de críticas(55)

samantha who?(4)

scifi(13)

sensual tv(8)

série recomendada(2)

showtime(11)

sondagens(2)

speechless(5)

stargate atlantis(2)

take(4)

tell me you love me(3)

terminator: the sarah connor chronicles(7)

the 4400(2)

the cw(7)

the office(5)

the return of jezebel james(2)

the shield(5)

the tudors(5)

til death(2)

tv nacional(23)

ugly betty(2)

vídeos(69)

x marca o local(36)

todas as tags

arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

pesquisar

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
blogs SAPO

subscrever feeds