Sexta-feira, 30 de Maio de 2008

Lost – 4x13 e 4x14 – There’s No Place Like Home [2] [3] (ABC)

 

Fica o aviso a quem não quer saber nada sobre o que aconteceu na série que, a partir deste momento, existem grandes SPOILERS, ou seja, para quem não conheça o termo, a partir daqui vão começar a ser reveladas coisas que aconteceram na história e que podem estragar o visionamento a quem ainda não viu o episódio.

 

Como este foi um episódio duplo e, geralmente, os textos relativos a esta série costumam ser um pouco longos de mais, decidi fazer algo diferente do normal e tentei ser o mais abreviado possível. Aqui vai (sem qualquer ordem em especial):

 

A mentira: Há pessoas que se deram ao trabalho de colocar um falso avião no fundo do oceano. Que enviaram à ilha mercenários com ordens para matar. Faz todo o sentido que os «Oceanic Six» decidam mentir para preservar a ilha em segredo e, acima de tudo, as suas próprias vidas. Só e apenas isso é suficiente. Mas esta conclusão era fácil de se alcançar com poucos episódios decorridos na temporada. Porquê tanto suspense em torno da questão? Terá o mistério sido adensado pelos próprios argumentistas inadvertidamente ou propositadamente? Ou terá sido a ânsia dos próprios fãs em conceber tão grandioso mistério em torno de algo tão simples?

 

Deslocar a ilha: Já tinha afirmado que não me tinham convencido com a conversa de deslocar a ilha. Mas, mudei de opinião neste episódio. A cena em que o Ben desloca a ilha é um bocado estranha, mas acabou por resultar bem. E, apesar de não estar à espera de uma resposta científica, quero saber como funciona o mecanismo!

 

Charlotte, Daniel e Miles: Estes três personagens regressaram da paragem forçada pela greve algo apagados, sobretudo, a antropóloga e o misterioso psíquico. Talvez tivesse sido em relação a eles que algumas linhas de argumento tiveram de ser abandonadas e deixadas para a próxima temporada. Pelo menos, sabemos que vão regressar. E com um mistério interessante. Parece que a Charlotte tem a ideia de que nasceu na ilha! E será que o Daniel, que estava no mar quando a ilha desapareceu, foi também transportado para o mesmo sítio desta?

 

Sawyer: Assim que o Lapidus disse que o helicóptero tinha peso a mais e o facto de a bordo irem, além do piloto, cinco dos «Oceanic Six» e o Sawyer, não foi difícil de perceber que desfecho a cena iria ter.

 

Michael e Jin: Algo me diz que estão ambos vivos. [Acabei de ler uma entrevista do Harold Perrineau e confirma-se a sua morte (e ele não ficou lá muito contente)].

 

Claire: Mais um pouco e nem sequer aparecia no episódio! Gostava de ter ficado a saber um pouco mais (alguma coisa!) sobre o que lhe aconteceu, mas deve ser um daqueles mistérios que eles gostam de fazer durar. Contudo, ela anda com atitudes de personagens que já morreram, não!? Aparecer em sonhos e tal… [Confirma-se que a Claire vai deixar de ser regular na quinta temporada e que o seu contrato fica em suspenso até à sexta].

 

Desmond: Por instantes pensei que ainda tinha passado qualquer coisa pela cabeça dos produtores da série e que tinham decidido matar o personagem. Mas não podiam. Tinham de terminar a história (pelo menos a parte romântica) do Desmond e da Penny. E foi o que fizeram. Com sentimento. E até aqueles brasileiros manhosos do final da segunda temporada voltaram a dar um ar da sua graça. Agora adivinha-se um confronto Desmond/ Ben. Veremos o que aí vem. Se a ilha só os aceita de volta se regressarem todos, então alguém vai ter de convencer o Desmond, o que deve ser bastante difícil.

 

Sun: Foi impressão minha ou ela está a mudar-se para o lado negro da Força!? Talvez não e esteja apenas a planear vingança contra o Widmore. Ele bem disse que responsabilizava duas pessoas pela morte(?) do Jin: o pai e alguém desconhecido. Resta saber se esse alguém será o Widmore ou o Jack. Agora, que ela está diferente, isso está. E eu estou a gostar da volta que a personagem levou.

 

Walt!: Passaram 3 anos desde que os «Oceanic Six» saíram da ilha e o Walt decide ir visitar o Hurley, já que ninguém se lembrou de o visitar e ele não percebe porque estão todos a mentir. Será que iremos ter o Walt à procura do pai na próxima temporada? Por acaso, era bem interessante. Pelo menos, tinham uma oportunidade de desenvolver a história dos seus poderes psíquicos, que tem estado em banho-maria há bastante tempo.

 

Ben: O Ben é um sacana, o que não é, de forma alguma, uma novidade. Decidiu sacrificar as pessoas a bordo do cargueiro para concretizar a sua vingança no Keamy. Porém, de seguida redimiu-se sacrificando a sua estadia na ilha para salvaguardar a mesma.

 

Juliet: Grande azar. Uma das minhas personagens favoritas, não só perdeu bastante protagonismo e tempo de ecrã nesta temporada (e ainda teve direito ao pior episódio da mesma), como foi deixada para trás porque queria esperar pelo Jack. Ainda por cima, ela deve ter sido a última coisa que passou pela cabeça dele quando este estava no helicóptero a gritar para o Lapidus não voltar de forma alguma para a ilha.

 

Jeremy Bentham: Mas quem é que ia cair na armadilha e pensar que o Jeremy BENtham era o Ben!? OK, eu admito que caí… A desculpa é da hora avançada aquando vi o episódio.

 

O caixão: Foi a grande revelação guardada para o último minuto do episódio e a cena escolhida para cliffhanger. Apesar de me ter passado pela cabeça que o seu ocupante poderia ser o Locke, a verdade é que não era uma das minhas escolhas principais. Claro que daqui resultam inúmeras questões, cujas respostas ainda teremos de aguardar por muito, muito tempo. Para mim, a mais pertinente, além da óbvia, será o que aconteceu de tão terrível na ilha durante aqueles três anos?

 

Algumas questões para a próxima temporada: Além das evidentes, relacionadas com a história em si (Para onde foi deslocada a ilha? O Jin e o Michael morreram? Etc.), aquilo em que tenho maior curiosidade em saber é que estrutura terão os episódios. Será que vamos continuar a seguir os «Oceanic Six» e teremos flashforwards do seu regresso à ilha? Será que temos acção simultânea na ilha e fora dela? E se na segunda temporada foram introduzidos os Talies, na terceira conhecemos melhor os Outros e na quarta tivemos o pessoal do cargueiro, quem serão os novos personagens que irão ser introduzidos na quinta?  

 

Bem, acho que não me esqueci de nada… Quer dizer, houve várias cenas que poderia ainda discutir, mas ficam para os comentários se alguém tiver interesse em fazê-lo. E agora, lá vamos ter de esperar até 2009. Porra! Se de pensar nisso…

 

Notas

Parte 1: 9.6/10

Parte 2: 9.8/10

 

tags: ,
publicado por ZB às 12:11
link do post | comentar | favorito
|
16 comentários:
De Ana a 30 de Maio de 2008 às 14:08
Um excelente desfecho para a que eu considero ser a melhor temporada de Lost!

Ao contrário de ti eu nunca pensei que o locke pudesse ser a pessoa a ocupar o caixão, pelo que, o meu espanto foi total...sempre pensei que ele fosse um dos "intocáveis"...por isso...ainda estou em estado de choque ehehehhe:)))


gostei mesmo muito e, 2009 ainda está tão longe :/

De Luis a 30 de Maio de 2008 às 15:55
Um final de temporada estrondoso! Tanta coisa em aberto!
Estou curioso para saber como vão gerir a discrepância de 3 anos. Por um lado têm de mostrar os eventos que aconteceram na ilha e por outro o regresso dos oceanic 6+3 à ilha, e há demasiadas personagens principais dos dois lados para deixarem um dos lados para flashs.
Agora só espero que não se lembrem de "ressuscitar" o Locke quando ele regressar à ilha, já que ele parece sobreviver a tudo... E já agora como é que ele saiu?
De Lostada a 30 de Maio de 2008 às 17:49
Fiquei um pouco desapontado com a ultima revelação, o Lock sempre foi uma das personagens principais, uma ligação dos acidentados com os misterios da ilha, e o pior de tudo é que ele morre depois de sabermos que ele foi o escolhido para assumir o cargo de lider da ilha, e sou sincero, estava a gostar bastante do crescimento da personagem que parecia finalmente estar a ganhar jeito para lider.... Mas pronto, é provavel que ele esteja presente durante a proxima serie toda e so morra lá para o fim, pena que ficamos a saber a partida o seu desvejo....
Tirando isto gostei imenso dos episodios finais, muito emocionantes, cheios de surpresas, a maneira de mover a ilha foi muito a indiana jones, o Jacop não foi lá muito simpático - pronto, foi bastante sadico - com o Michael, mas pronto, é assim !
Já agora, será que o tsunami de 2001 foi provocado pelo buraco que a ilha provocou no oceano? ahha, tinha sido bem explorado isso!
De ZB a 30 de Maio de 2008 às 18:05
**Já agora, será que o tsunami de 2001 foi provocado pelo buraco que a ilha provocou no oceano? ahha, tinha sido bem explorado isso!**

LOL! Acho que nem eles se atreviam a tanto! :)
De Pedro a 30 de Maio de 2008 às 20:49
OMFG!! Do episódio em si até gostei, mas houve lá com cada coisa que não consegui engolir, e dei cmg a revirar os olhos durante praí 5 min do ep, e a assumir para mim mesmo que aquilo tinha descambado. Aquela cena de mover a ilha ainda por cim com um leme, ou lá o que aquilo era, não me convenceu nada. Agora só falta aparecer o pé grande e os amigos para a serie descambar por completo.

Quanto ao modo como o Locke saiu da ilha parece-me obvio que ele andou a fazer viagens no espaço, já que um dos seguidores do Ben ja apereceu em varios momentos do tempo. Agora que me lembro foi o que apareceu no flashback do locke em criança e lhe mostrou a faca, e que depois de ele deixar o Ben para trás o o recebeu, e lhe disse bem vindo a casa, sendo que o Locke tinha numa pose altamente de messias, o salvador.

Quanto à cena do tsunami era uma beca impossivel ja que foi em 2001 e o acidente em 2004, e no momento do resgate já estariamos em 2005. Mas se os Srs eventualmente pensarem em relacionar estes dois acontecimento, assim sim, posso dizer que a serie descambou de vez, e não tem volta a dar. Por hj para mim faltou-lhe um bocadinho assim para desistir dela.
De Pedro a 30 de Maio de 2008 às 20:51
E já me esquecia de uma coisa, onde está a explicação da relação da LIbby com o Hurley.
De ZB a 30 de Maio de 2008 às 21:02
O tsunami foi a 26 de Dezembro de 2004. Mais ou menos na altura em que a acção se passa, tal como vimos no "The Constant", no mapa que estava no cargueiro.
De ZB a 30 de Maio de 2008 às 21:44
Bem, só agora estive a rever o episódio, porque como era mais longo não o pode fazer ao almoço e a explicação para como a ilha "desaparece" é praticamente dada no vídeo da Orchid. O Halliwax diz que o coelho aparenta desaparecer, mas na realidade... E depois a porcaria do leitor começa a rebobinar sozinho!!! Isto significa que alguém (talvez o povo da estátua dos 4 dedos) aproveitou o tal efeito Casimir e construiu uma estrutura que permite à ilha inteira usufruir das condições especiais proporcionadas pelo mesmo.
De Pedro a 31 de Maio de 2008 às 00:17
É bem provável q seja essa a epxlicação para o desaparecimento da ilha.

Um excelente season finale apesar de achar q o cliffhanger o mais fraquinho de todas as temporadas. Era prevesível q fosse terminar assim e infelizmente já sabia q era o Locke no caixão. Sacanas dos spoilers nos comments do Youtube.

Muitas perguntas se levantam como é habitual em Lost. Acho q a próxima temporada se vai centrar nos Oceanic 6 e com flashbacks para a Ilha.

Aceitam-se apostas sobre o q o Saywer disse à Kate.

Lost é Lost. Muito bom e agora só em Janeiro...

Nãããããããooooooo

De ZB a 31 de Maio de 2008 às 14:09
Bem, à excepção dos 7 sneek peaks que tinha visto, o resto do episódio estava completamente spoilers free! O que só dá a ganhar!

Às vezes também apanho uns desses acidentais e fico bastante lixado, mas depois de acontecer já não há nada a fazer. E isso no Youtube é só otários que fazem isso de propósito.

Se quiseres ver os vídeos, e muitas outras coisas relacionadas com a série, vai a este blog: http://www.lostportugal.blogspot.com/

Quanto ao que o Sawyer diz à Kate, tás a referir-te no helicóptero ou no telefonema?

Tou a brincar, eu percebi que te estavas a referir ao helicóptero, e aqui tenho um grande palpite de que será o tal favor que a Kate lhe fez e que deve ter a ver o a Clementine.

Já agora, eu referi o telefonema porque, quando este se ouve ao contrário, um homem, que parece mesmo o Sawyer, diz à Kate que ela tem de voltar à ilha.
De Pedro a 1 de Junho de 2008 às 14:17
Conheço esse blog. Muito bom. Costumo ir é ao www.lostbrasil.com , o forum dos gajos é de doidos...as coisas q eles descobrem...

De Knoxville a 1 de Junho de 2008 às 18:15
Então e o pessoal que tava no barquinho a caminho do cargueiro? O que lhes aconteceu quando a ilha desapareceu? Foram com a ilha ou ficaram no meio do oceano abandonados?

BTW, me likeeeed. Mas o final da terceira foi bem melhor do que este.

Um abraço.
De MarsV a 2 de Junho de 2008 às 11:18
Boas, gostei bastante do final, quando descobri quem era o ocupante do caixão, inda fiquei um minuto a associar as alturas em que falaram do nome Jeremy...
Gostei bastante da forma como a ilha é movimentada.
O mecanismo deu noção que o Ben era como um "escravo" da ilha, secalhar ponto de vista exagerado...
Mas gostei bastante.
Agora aquilo do Sawyer sussurrar ao ouvido da Kate, hummm,.. onde é que eu já vi aquilo...
Mas é um excelente final sem duvida.
De Paulo a 3 de Junho de 2008 às 11:33
O que vi não defraudou minimamente as minhas expectativas. Uma vez mais, este final de temporada surpreendeu pela espectacularidade e pela intensidade das imagens.

LOST atingiu um patamar de excelência que não está ao alcance da grande maioria das sérias de televisão.

Para mim, é a melhor série de todos os tempos.

Que venha o Janeiro de 2009 depressinha...

Comentar post

 

posts recentes

Acho que o cabeçalho diz ...

O post mais inútil de sem...

Damages: outro tubarão ch...

Ranking de Séries (15 de ...

Battlestar Galactica – 4x...

Mais algumas edições R1

Jericho: O final alternat...

"24" apanha tubarão

BSG: Segunda parte da qua...

Emmys 2008: Candidatos a ...

Emmys 2008: Katherine Hei...

«Behind the Scenes» de "F...

Gossip Girl 2.0 desmentid...

Balanço da Temporada 2007...

Sarah Paulson em "Cupid" ...

"Dirt" cancelada

Balanço da Temporada 2007...

Ranking de Séries (8 de J...

E, agora, uma pequena sur...

Weeds: promo à quarta tem...

Mais uma para esperar ans...

Dexter: Jimmy Smits na te...

FOX anuncia datas dos reg...

«Chuta Pra Canto»: mais u...

Showtime dá luz verde a "...

tags

24(10)

90210(1)

abc(31)

alias(1)

aliens in america(1)

amc(1)

audiências(6)

axn(1)

back to you(2)

balanço da temporada(12)

banda sonora(3)

big shots(1)

bionic woman(3)

blogs(3)

bones(1)

boston legal(2)

brothers & sisters(2)

bsg(34)

californication(2)

cancelamentos(3)

canterbury's law(2)

castings(5)

cbs(10)

chuck(3)

csi(4)

damages(2)

desperate housewives(2)

dexter(7)

dirt(2)

dirty sexy money(3)

dvd(41)

dvd: raio-x(5)

emmys 2008(2)

estreias tv portuguesa(19)

find 815(3)

fox(22)

friday night lights(7)

fringe(3)

fx(5)

golden globes(6)

gossip girl(5)

grande massacre 2007(2)

grelha 2008-09(10)

greve(38)

grey's anatomy(12)

hbo(3)

heroes(17)

house(10)

how i met your mother(2)

jericho(9)

journeyman(2)

k-ville(2)

knight rider(9)

lançamentos(35)

lançamentos dvd: espanha(8)

lançamentos dvd: portugal(18)

lost(62)

machadadas(12)

mad men(2)

melhores 2007(15)

miss guided(2)

moonlight(2)

nbc(35)

new amsterdam(2)

nip/ tuck(3)

notícias(160)

off-topic(18)

one tree hill(3)

opinião(2)

óscares(2)

passatempos(8)

prémios(10)

prison break(8)

promos(38)

pushing daisies(3)

ranking(32)

regresso ao passado(5)

ronda de críticas(55)

samantha who?(4)

scifi(13)

sensual tv(8)

série recomendada(2)

showtime(11)

sondagens(2)

speechless(5)

stargate atlantis(2)

take(4)

tell me you love me(3)

terminator: the sarah connor chronicles(7)

the 4400(2)

the cw(7)

the office(5)

the return of jezebel james(2)

the shield(5)

the tudors(5)

til death(2)

tv nacional(23)

ugly betty(2)

vídeos(69)

x marca o local(36)

todas as tags

posts recentes

Acho que o cabeçalho diz ...

O post mais inútil de sem...

Damages: outro tubarão ch...

Ranking de Séries (15 de ...

Battlestar Galactica – 4x...

Mais algumas edições R1

Jericho: O final alternat...

"24" apanha tubarão

BSG: Segunda parte da qua...

Emmys 2008: Candidatos a ...

Emmys 2008: Katherine Hei...

«Behind the Scenes» de "F...

Gossip Girl 2.0 desmentid...

Balanço da Temporada 2007...

Sarah Paulson em "Cupid" ...

"Dirt" cancelada

Balanço da Temporada 2007...

Ranking de Séries (8 de J...

E, agora, uma pequena sur...

Weeds: promo à quarta tem...

Mais uma para esperar ans...

Dexter: Jimmy Smits na te...

FOX anuncia datas dos reg...

«Chuta Pra Canto»: mais u...

Showtime dá luz verde a "...

pesquisar

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
blogs SAPO

subscrever feeds