Segunda-feira, 12 de Maio de 2008

Regresso ao Passado: Coupling (2000-2004)

 

Nunca fui grande adepto do humor britânico. Mas nem sei por que razão, já que ainda vi pouco, mesmo quase nada, desse tipo de programas. Apenas sei que, cada vez que o canal sorteado no zapping de Domingo à noite evidenciava vestígios de comédia originária de terras de sua majestade, a minha face se contorcia instantaneamente, criando uma careta irreflectida, e os meus dedos eram reféns de um reflexo involuntário que me fazia mudar de posto quase de imediato. Nem sei porquê! Talvez fosse uma daquelas manias desenvolvidas durante os anos de acefalia vividos em grande parte da adolescência.

 

Felizmente, essa nóia – palavra que eu gosto particularmente e que não percebo a razão de não fazer parte da língua portuguesa, pois se o bué entrou por que não nóia (?) – passou-me e, como não podia deixar de ser, foi o Rick Gervais que me abriu as portas do mundo da comédia britânica. E eis que, depois de gargalhar compulsivamente com “Extras”, que dei por mim a descobrir aquela que pode muito bem ser uma das sete maravilhas do mundo, ou pelo menos, uma das sete maravilhas do mundo da comédia televisiva. Falo, pois claro, de “Coupling”.

 

Steve (Jack Davenport) e Susan (Sarah Alexander) encontram-se num bar e apaixonam-se. Começam uma relação, mas em vez da típica ligação a dois, têm de a partilhar com Jane (Gina Bellman), a completamente alucinada ex-namorada de Steve, Patrick (Ben Miles), o ex-namorado de Susan com queda para as mulheres, Jeff (Richard Coyle), o excêntrico melhor amigo de Steve, e Sally (Kate Isitt), a extravagante melhor amiga de Susan. 

 

“Coupling” pega numa fórmula de sucesso para fazer comédia, o sexo, e aproveita-a ao máximo. Os personagens são extrovertidos, excêntricos e descomplexados. Os textos são reais, ridículos, loucos e completamente divertidos. E, não querendo cair muito em comparações, mas parecendo-me que as mesmas são inevitáveis, “Coupling” é o que “Friends” devia ter sido. Eu adoro “Friends”. É uma das minhas sitcoms favoritas de todos os tempos. Mas… “Coupling” é melhor.

 

Um dos grandes feitos da série é a forma como grande parte da narrativa dos episódios é construída. Um dos exemplos mais comuns é o seguinte: o casal principal, a Susan e o Steve, vivem uma determinada situação, algo básico vivido entre casais, e o resto do episódio é passado a mostrarem-nos os pontos de vista masculino e feminino do assunto quando eles estão na companhia dos seus amigos. O resultado é soberbo e as gargalhadas são em doses industriais.

 

E depois temos os personagens. Os fantásticos personagens de onde se destaca Jeff, com todas as suas excentricidades, que consegue criar na sua mente as mais insanas ideias sobre o mundo do sexo, mas que entra em pânico ao falar com mulheres e acaba por dizer as coisas mais disparatadas que lhe ocorrem. Temos ainda a completamente louca Jane, que é capaz de dizer as maiores barbaridades alguma vez ouvidas e ainda consegue escapar com um sorriso, a extravagante Sally, com os seus medos de perder a sua beleza, e o mulherengo Patrick, um cabeça oca com particular queda para o sexo feminino e uma invejável colecção de filmes caseiros. E ainda o casal principal da história, o Steve, com os seus inspirados discursos sobre ser homem e o seu fascínio pelo lesbianismo, e a Susan, uma sexy mulher que consegue quase sempre o que quer.  

 

Em cerca de trinta episódios, “Coupling” consegue ser uma das mais divertidas séries de televisão existentes, até mesmo quando, na última temporada, perde um dos seus mais influentes membros do elenco, Richard Coyle, que decidiu que não queria ficar rotulado como “Jeff” e partiu para abraçar outros projectos. E não admira que a NBC até tenha tentado adaptar a mesma ao mercado americano, apesar de sem sucesso.

 

Aqui fica uma pequena amostra:

 

publicado por ZB às 16:34
link do post | comentar | favorito
|
11 comentários:
De syrin a 12 de Maio de 2008 às 17:36
Lindo, lindo, lindo. Coupling é das melhores comédias de sempre. Já perdi a conta ao número de vezes que vi e revi os episódios, e no final fico sempre a rir. É um clássico da comédia britânica, que apenas peca por não ter mais episódios.

Adoro o Jeff, adoro a Sally e o Patrick (a música do "Spiderman" nunca mais me saiu da cabeça), as expressões da Susan e as maluquices da Jane, mas sem dúvida que os melhores momentos são os discursos do Steve. Não consigo decidir qual o melhor: o discurso da pornografia ou o da casa de banho, pois são ambos maravilhosos. :)

Já agora - se queres uma boa britcom, experimenta Spaced. É lindo! (tens uma review minha para saber mais sobre a série). ;)
De ZB a 12 de Maio de 2008 às 19:34
O spaced já procurei e está em lista de espera! ;)
De pepy a 12 de Maio de 2008 às 19:09
Um dos meus episódios favoritos é aquele em que o Jeff mente à bela rapariga do comboio dizendo-lhe que é amputado. Esta série é genial. Recomendo igualmente "Absolutely Faboulous", divertidíssima e com personagens inesquecíveis e "Little Britain".
De ZB a 12 de Maio de 2008 às 19:34
Obrigado pelas recomendações! ;)
De Pedro a 13 de Maio de 2008 às 10:15
Coupling é do melhor q já vi. Tenho a série em DVD. Foi a minha primeira compra. É genial. Genial mesmo.

O Oliver nunca conseguiu fazer esquecer o Jeff.

A versão americana foi um fracasso total apenas valendo uma breve visualização pelas meninas...ui ui
:):)
De Pedro a 13 de Maio de 2008 às 11:06
OFF TOPIC: Sabes alguma coisa da data da nova temporada de 24?
De Pedro a 13 de Maio de 2008 às 11:08
OFF TOPIC 2: Desculpa não ter metido no post acima. Sobre o tal spinoff de House. Segundo percebi só vai haver mais dois epsódios nesta temporada. O tal investigador privado vai surgir agora ou só na próxima temporada (se houver, tem q haver senão correrá sangue!!!!)? Sabes de alguma coisa?

De ZB a 13 de Maio de 2008 às 11:52
Em resposta às tuas questões:

1. Apesar da sétima temporada de "24" só regressar em Janeiro de 2009, vai sair um telefilme de hora e meia (eles falam sempre de 2 horas, mas na realidade são apenas 1h30), que precede os eventos da sexta temporada e antecede os da sétima, e terá acção em África, já no Outono, talvez em Setembro.

2. Claro que eles não cancelavam House! É a série escrita que mais audiências dá à Fox. Além disso, já estão a decorrer filmagens da quinta temporada, na qual terá então a tal introdução do personagem que pode originar o spinoff.
De Hugo Abreu a 13 de Maio de 2008 às 21:39
Se não eras fã de comédia britânica não faz mal ainda vais muito a tempo de corrigir esse ENORME ERRO!!! LOL.

Agora a sério, Coupling é simplesmente um exemplo fantástico de como funciona o humor britânico! Também recomendo Little Britain, a última temporada não foi tão bem recebida como as anteriores, mas como amo aquele tipo de humor non-sense estou-me a borrifar pras críticas. E então o especial de dois episódios no estrangeiro são de morrer!!!

Mas se quiseres experimentar mais algumas aqui ficam mais umas sugestões: Red Dwarf, Royle Family, Absolutely Fabulous, The League of Gentlemen, Fawlty Towers...

Abraço.
De LBZ a 14 de Maio de 2008 às 01:01
Coupling!! uma das melhores relíquias, que pena que eu tive de estar série não ter tido mais uma temporada.

recomendo.te também BLACK BOOKS! vais chorar a rir...
De Catarina a 15 de Maio de 2008 às 11:08
Cada vez me identifico mais com o autor deste blog. Também sou olhada de lado por não apreciar muito o humor britânico e Coupling foi também uma das séries que mais me cativou, tem cenas absolutamente geniais

Comentar post

 

posts recentes

Acho que o cabeçalho diz ...

O post mais inútil de sem...

Damages: outro tubarão ch...

Ranking de Séries (15 de ...

Battlestar Galactica – 4x...

Mais algumas edições R1

Jericho: O final alternat...

"24" apanha tubarão

BSG: Segunda parte da qua...

Emmys 2008: Candidatos a ...

Emmys 2008: Katherine Hei...

«Behind the Scenes» de "F...

Gossip Girl 2.0 desmentid...

Balanço da Temporada 2007...

Sarah Paulson em "Cupid" ...

"Dirt" cancelada

Balanço da Temporada 2007...

Ranking de Séries (8 de J...

E, agora, uma pequena sur...

Weeds: promo à quarta tem...

Mais uma para esperar ans...

Dexter: Jimmy Smits na te...

FOX anuncia datas dos reg...

«Chuta Pra Canto»: mais u...

Showtime dá luz verde a "...

tags

24(10)

90210(1)

abc(31)

alias(1)

aliens in america(1)

amc(1)

audiências(6)

axn(1)

back to you(2)

balanço da temporada(12)

banda sonora(3)

big shots(1)

bionic woman(3)

blogs(3)

bones(1)

boston legal(2)

brothers & sisters(2)

bsg(34)

californication(2)

cancelamentos(3)

canterbury's law(2)

castings(5)

cbs(10)

chuck(3)

csi(4)

damages(2)

desperate housewives(2)

dexter(7)

dirt(2)

dirty sexy money(3)

dvd(41)

dvd: raio-x(5)

emmys 2008(2)

estreias tv portuguesa(19)

find 815(3)

fox(22)

friday night lights(7)

fringe(3)

fx(5)

golden globes(6)

gossip girl(5)

grande massacre 2007(2)

grelha 2008-09(10)

greve(38)

grey's anatomy(12)

hbo(3)

heroes(17)

house(10)

how i met your mother(2)

jericho(9)

journeyman(2)

k-ville(2)

knight rider(9)

lançamentos(35)

lançamentos dvd: espanha(8)

lançamentos dvd: portugal(18)

lost(62)

machadadas(12)

mad men(2)

melhores 2007(15)

miss guided(2)

moonlight(2)

nbc(35)

new amsterdam(2)

nip/ tuck(3)

notícias(160)

off-topic(18)

one tree hill(3)

opinião(2)

óscares(2)

passatempos(8)

prémios(10)

prison break(8)

promos(38)

pushing daisies(3)

ranking(32)

regresso ao passado(5)

ronda de críticas(55)

samantha who?(4)

scifi(13)

sensual tv(8)

série recomendada(2)

showtime(11)

sondagens(2)

speechless(5)

stargate atlantis(2)

take(4)

tell me you love me(3)

terminator: the sarah connor chronicles(7)

the 4400(2)

the cw(7)

the office(5)

the return of jezebel james(2)

the shield(5)

the tudors(5)

til death(2)

tv nacional(23)

ugly betty(2)

vídeos(69)

x marca o local(36)

todas as tags

posts recentes

Acho que o cabeçalho diz ...

O post mais inútil de sem...

Damages: outro tubarão ch...

Ranking de Séries (15 de ...

Battlestar Galactica – 4x...

Mais algumas edições R1

Jericho: O final alternat...

"24" apanha tubarão

BSG: Segunda parte da qua...

Emmys 2008: Candidatos a ...

Emmys 2008: Katherine Hei...

«Behind the Scenes» de "F...

Gossip Girl 2.0 desmentid...

Balanço da Temporada 2007...

Sarah Paulson em "Cupid" ...

"Dirt" cancelada

Balanço da Temporada 2007...

Ranking de Séries (8 de J...

E, agora, uma pequena sur...

Weeds: promo à quarta tem...

Mais uma para esperar ans...

Dexter: Jimmy Smits na te...

FOX anuncia datas dos reg...

«Chuta Pra Canto»: mais u...

Showtime dá luz verde a "...

pesquisar

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
blogs SAPO

subscrever feeds