Sexta-feira, 25 de Abril de 2008

Lost – 4x9 – The Shape of Things to Come (ABC)

 

Fica o aviso a quem não quer saber nada sobre o que aconteceu na série que, a partir deste momento, existem grandes SPOILERS, ou seja, para quem não conheça o termo, a partir daqui vão começar a ser reveladas coisas que aconteceram na história e que podem estragar o visionamento a quem ainda não viu o episódio.

 

WOW! Mas que grande regresso! Aconteceu tanta coisa, e sempre a um ritmo verdadeiramente alucinante, que nem sei por onde começar!

 

Hummm… Talvez pelo flashforward:

 

Ä       O Ben aparece no meio do Sahara! WOW! Para quem não costuma procurar informação sobre a série, reservando a sua experiência “Lost” aos episódios e, especialmente, para quem não gosta de SPOILERS futuros, que pare aqui e salte para o próximo ponto. Para mim, é quase certo que a cena revela que, naquele momento, o Ben acabou de viajar através de uma espécie de portal de espaço/ tempo existente entre a ilha e o deserto do Sahara, mais precisamente, algures na Tunísia onde o urso polar também foi encontrado pela Charlotte no episódio “Confirmed Dead”. Esse portal estará localizado na estação “The Orchid”, a qual parece que vai desempenhar um importante papel na série ainda esta temporada. Outras duas coisas interessantes e intrigantes ainda dessa cena são o casaco da Dharma, que inicialmente me fez pensar de trataria de um flashback, onde podemos encontrar um novo logo e a etiqueta com o nome «Halliwax» (Edgar Halliwax é o nome que o cientista dá como sendo o seu no filme de orientação da Orchid, que é mesma pessoa dos outros filmes de orientação), e o facto do Ben ter o braço ferido, que pode ter vários significados, dos quais destacaria aqueles que me parecem mais plausíveis: ou o Ben estava a escapar de alguém que o tinha acabado de ferir ou existe algo durante a viagem que faz aquele tipo de laceração, o que pode ter sido o que aconteceu ao braço do Dr. Marvin Candle/ Edgar Halliwax/ Mark Wickmund.

 

Ä       O Ben utiliza toda a sua manha para recrutar o Sayid. Ao chegar a um hotel na Tunísia, onde ficamos a saber que ele, ou melhor, uma das suas outras identidades, é cliente regular (e bastante importante pela expressão da recepcionista) e que a data corrente é 24 de Outubro de 2005 (a confusão de Ben será mais uma pista para a discrepância temporal entre a ilha e o mundo exterior), um noticiário revela que um dos famosos “Oceanic Six”, Sayid Jarrah, está de volta ao Iraque para sepultar a sua esposa, Nadia! WOW! Parece-me que o intuito de Ben em sair da ilha seria para se encontrar com o Charles Widmore, o que ele faz no final do episódio, e quando se apercebeu do que tinha acontecido com o Sayid, decidiu utilizar toda a astúcia que nós lhe conhecemos para o recrutar. Inicialmente, fiquei com a ideia que ele tinha orquestrado tudo o que vimos de modo a enganar o Sayid, mas essa ideia caiu por terra durante o diálogo entre o Ben e o Widmore. Sendo assim, que razão teria o Widmore para matar a Nadia? Talvez o alvo fosse o Sayid e ela acabasse por ser apenas vítima? Certamente, será algo que viremos a saber no futuro. E, já agora, que preencham também o espaço entre a altura em que o Sayid foi “recrutado” e a altura do primeiro flashfoward do iraquiano, em que parece que a vingança da sua amada deu lugar à necessidade de protecção das pessoas que ficaram para trás na ilha.

 

Ä       Ben vs. Widmore! WOW! Aquela cena final foi de deixar o queixo caído ou o quê!? O que retirei de todo aquele diálogo foi que estes dois já se conhecem há muito tempo e que andam a jogar uma espécie de jogo do gato e do rato. Parece que o Ben terá roubado ao Widmore não só a ilha como outras coisas mais e, desde então, o Widmore anda atrás dele. Parece que até estabeleceram determinadas regras, provavelmente, deixar as famílias de fora da disputa, mas que tudo isso mudou com a morte da Alex. E parece que o Ben quer vingar-se na Penny! WOW!

 

Na ilha, na aldeia dos “Outros”:

 

Ä       Alex é assassinada! WOW! Aquela cena foi completamente chocante. Confesso que fiquei com uma expressão quase idêntica à do Ben. Ele ainda tentou desvalorizar a vantagem que o Keamy pensava ter com a captura da Alex, dizendo que ela não era ninguém de importante para ele, mas não teve sucesso e a Alex foi morta a sangue frio. WOW!

 

Ä       A fúria de Ben = à fúria de Smokey!?!? WOW! Ao ver a Alex ser assassinada, o Ben decide libertar o Smokey, abrindo uma estranha porta secreta, que se encontra dentro da sala secreta! O facto de o Smokey ter aparecido furioso faz-me pensar duas coisas: ou o Ben o libertou e de alguma forma o incitou a ficar furioso ou, talvez aquela para que me inclinaria mais neste momento, o Smokey não tem vontade própria como sempre pensei e é apenas uma espécie de arma. Não sei… Certezas mesmo, só de que a cena foi mesmo espectacular! WOW!

 

Ä       Duas cenas menos importantes de que gostei bastante: o Locke, o Hurley e o Sawyer a jogarem a um dos meus jogos de tabuleiro favoritos, “Risco”, e a fala «A Austrália é a chave de todo o jogo» pareceu-me ser algo mais do que estando apenas relacionada com o jogo; e os figurantes a caírem, um após o outro, baleados, quando o Sawyer vai atrás da Claire, foi bastante engraçado.

 

Na ilha, no acampamento dos sobreviventes do voo 815 da Oceanic:

 

Ä      Quem pensava que as coisas no acampamento seriam menos interessantes no contexto do episódio, enganou-se. O estranho aparecimento do corpo do médico da fragata, que foi degolado, agitou as hostes entre o Jack e companhia. E, o mais interessante ainda estava para vir, quando da fragata chega uma mensagem de que não aconteceu nada ao médico! Será esta mais uma consequência da diferença temporal entre a ilha e o exterior? Tudo indica que sim, mas nem me atrevo a dissecar sobre o assunto porque realmente isto está bastante confuso…

 

Nota: 9.9/10

 

tags: ,
publicado por ZB às 17:07
link do post | comentar | favorito
|
17 comentários:
De joao a 25 de Abril de 2008 às 17:28
Os teus comentarios são como que um resumo das teorias de outros sites...

adorei o episodio
De ZB a 25 de Abril de 2008 às 17:56
Sim, há teorias que vou apanhando e que não são ideias originais, mas daí a dizeres que são um resumo dos outros... LOL Fica lá com a tua. Só vens aqui e lês o que escrevo porque queres....
De marsv a 25 de Abril de 2008 às 18:30
Excelente episódio. Esta temporada está a ir a uma velocidade incrível, até já vimos mais utilidade do smokey... E a cena final está simplesmente genial. Só discordo num ponto, nao gostei mto da forma como os figurantes morrem, foi um pouco rebuscado, poderia ter sido de outro modo.
Boa review ao episódio.
Cumps
De ZB a 25 de Abril de 2008 às 19:27
Eu achei a cena caricata. Cada um que aparecia, caía! :))) Concordo contigo, que foi um bocado rebuscada, mas deu-me mesmo muita graça e por isso gostei. Mas, compreendo quem não gostou.
De Marco a 25 de Abril de 2008 às 19:03
Antes de mais: EPISÓDIO ESPECTACULAR!
Boa review ZB (não sei como me consegues fazer ler estes testamentos, mas o facto é que adoro lê-los).
Nesse faltou realçar um ponto: o monstro da fumaça apareceu! e é controlado por Ben????
Cumpz
De ZB a 25 de Abril de 2008 às 19:28
Ah, mas isso quer dizer que não leste o testamento todo! É que esse ponto está lá! E nem podia deixar de estar! ;)
De Marco a 25 de Abril de 2008 às 20:15
Epa, eu iria jurar q li o texto todo. Devo ter saltado esse ponto (com tantos xD). Mas eu li o resto. Aliás, se eu n tivesse lido, nem deixava o comentário acima :)

ZB e demais q lerem isso: A ISFREE ESTÁ OFF POR MOTIVOS DE USURPAÇÃO DE DOMINIO. MAS VOLTARÁ EM BREVE COM UM NOVO NOME E MUITAS COISAS ANTIGAS VOLTARÃO. DIVULGUEM SFF

De eagle a 25 de Abril de 2008 às 20:39
espectacular episódio, sem dúvida! o ponto menos, foi precisamente a cena dos figurantes! com 3 tiros matam 3, e com 50 não acertam no Sawyer? não quero acreditar que seja um momento "prison break 3ª série", antes pensar que a ilha não quer que o Sawyer morra, porque ainda terá um papel importante a desempenhar!

de resto, o episódio resume-se a: WOW!!
De Knoxville a 25 de Abril de 2008 às 21:02
Episódio com pano para mangas. Tanta teoria que se foi ao ar com este episódio, e tantas outras que apareceram. Do monstro da fumaça, ao teletransporte do Ben, nem sei por onde começar.

Só achei pouco credível o tiroteio ter parado exactamente quando foi preciso o Sawyer andar desprotegido para ir buscar a Claire e levá-la para casa. 5 segundos antes disparavam para o matar. Mas foi o único ponto fraco do episódio.

EM PULGAS para próximos capítulos ;)

Um grande abraço ZB!
De Miguel Ferreira a 25 de Abril de 2008 às 23:57
Foi mesmo fantástico!Nunca pensei que o lost chegasse a um ritmo destes, verdadeiramente frenético, com respostas rápidas e precisas que realmente deram forma ao que está para vir. A morte da Alex foi realmente um momento forte e cru, mas um pouco denunciado para quem viu o trailer do episódio (eu digo sempre que nunca mais vejo os trailers e os sneak peeks mas depois não resisto).
Surgiu-me apenas uma dúvida relacionada com a morte do médico: é já bastante óbvio que existe um desfasamento temporal entre a ilha e o mundo cá fora, mas no episódio do Desmond ele faz o telefonema para a ilha, equilibrando os dois níveis temporais e dando realmente a ideia que as duas coisas se passavam exactamente ao mesmo tempo e que a diferença, a existir, não poderia ser assim tão grande. Mas agora o que parece é que estamos a falar de dias, pois o médico na fragata ainda não morreu. Não sei se me estou a fazer entender. Outra coisa clara é que o Ben realmente viaja através dessa escotilha e está esclarecida a facilidade com que ele sai e entra na ilha. Não se entende ainda se o Charles Widmore é da Dharma e o conflito com Ben vem daí, ou se trabalharam juntos noutro projecto...
Enfim, a melhor série de Lost até ao momento, tudo o que as fãs esperaram impacientemente está aqui!
Muito boa crítica!Um abraço
De Marco a 26 de Abril de 2008 às 16:14
http://portal-series.com/series/best-of-cabecalhos-de-series/

Post Relacionado com este blog
De syrin a 26 de Abril de 2008 às 19:37
Quando é que acaba a temporada, para eu poder começar a ver? Estás a deixar-me curiosa, com notas tão boas... :)
De ZB a 26 de Abril de 2008 às 19:55
No fim de Maio. Vais ficar viciada outra vez! :)
De Pedro a 26 de Abril de 2008 às 21:31
A cena de resgate da claire, foi rídicula o sawyer nunca foi atingido, enquanto ue os que iam saindo da casa era ve-los cair que nem patinhos. Depois quando a casa explodiu e o sawyer ando contente e feliz à procura da claire, nem um tiro houve, afinal a falta de coerência não é so nas produções nacionais, já estou um bocadinho mais descançado.

È impressão minha, ou vão começar a matar personagens à parva???!!! :S

Tirando isso foi um bom episódio. Gostei particularmente do regresso do Smoke. :)
De Ana a 28 de Abril de 2008 às 15:22
eu subscrevo inteiramente os teus "wows" :) que episódio do caneco:) e o ben é cada vez mais o protagonista da série. Teve um desempenho sublime neste epi. Venha o próximo e, não sei porque, tenho o feeling que teremos mais uma morte...
Bjo

Comentar post

 

posts recentes

Acho que o cabeçalho diz ...

O post mais inútil de sem...

Damages: outro tubarão ch...

Ranking de Séries (15 de ...

Battlestar Galactica – 4x...

Mais algumas edições R1

Jericho: O final alternat...

"24" apanha tubarão

BSG: Segunda parte da qua...

Emmys 2008: Candidatos a ...

Emmys 2008: Katherine Hei...

«Behind the Scenes» de "F...

Gossip Girl 2.0 desmentid...

Balanço da Temporada 2007...

Sarah Paulson em "Cupid" ...

"Dirt" cancelada

Balanço da Temporada 2007...

Ranking de Séries (8 de J...

E, agora, uma pequena sur...

Weeds: promo à quarta tem...

Mais uma para esperar ans...

Dexter: Jimmy Smits na te...

FOX anuncia datas dos reg...

«Chuta Pra Canto»: mais u...

Showtime dá luz verde a "...

tags

24(10)

90210(1)

abc(31)

alias(1)

aliens in america(1)

amc(1)

audiências(6)

axn(1)

back to you(2)

balanço da temporada(12)

banda sonora(3)

big shots(1)

bionic woman(3)

blogs(3)

bones(1)

boston legal(2)

brothers & sisters(2)

bsg(34)

californication(2)

cancelamentos(3)

canterbury's law(2)

castings(5)

cbs(10)

chuck(3)

csi(4)

damages(2)

desperate housewives(2)

dexter(7)

dirt(2)

dirty sexy money(3)

dvd(41)

dvd: raio-x(5)

emmys 2008(2)

estreias tv portuguesa(19)

find 815(3)

fox(22)

friday night lights(7)

fringe(3)

fx(5)

golden globes(6)

gossip girl(5)

grande massacre 2007(2)

grelha 2008-09(10)

greve(38)

grey's anatomy(12)

hbo(3)

heroes(17)

house(10)

how i met your mother(2)

jericho(9)

journeyman(2)

k-ville(2)

knight rider(9)

lançamentos(35)

lançamentos dvd: espanha(8)

lançamentos dvd: portugal(18)

lost(62)

machadadas(12)

mad men(2)

melhores 2007(15)

miss guided(2)

moonlight(2)

nbc(35)

new amsterdam(2)

nip/ tuck(3)

notícias(160)

off-topic(18)

one tree hill(3)

opinião(2)

óscares(2)

passatempos(8)

prémios(10)

prison break(8)

promos(38)

pushing daisies(3)

ranking(32)

regresso ao passado(5)

ronda de críticas(55)

samantha who?(4)

scifi(13)

sensual tv(8)

série recomendada(2)

showtime(11)

sondagens(2)

speechless(5)

stargate atlantis(2)

take(4)

tell me you love me(3)

terminator: the sarah connor chronicles(7)

the 4400(2)

the cw(7)

the office(5)

the return of jezebel james(2)

the shield(5)

the tudors(5)

til death(2)

tv nacional(23)

ugly betty(2)

vídeos(69)

x marca o local(36)

todas as tags

arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

pesquisar

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
blogs SAPO

subscrever feeds