Sábado, 19 de Abril de 2008

Battlestar Galactica – 4x3 – The Ties That Bind (Sci Fi)

 

Fica o aviso a quem não quer saber nada sobre o que aconteceu na série que, a partir deste momento, existem grandes SPOILERS, ou seja, para quem não conheça o termo, a partir daqui vão começar a ser reveladas coisas que aconteceram na história e que podem estragar o visionamento a quem ainda não viu o episódio.

 

As grandes séries têm um efeito estranho em quem as vê, especialmente sobre quem é um verdadeiro fã: mesmo quando um episódio desilude, ou não corresponde às expectativas, é sempre difícil dizer que o episódio não foi bom. Olhando para trás, para o tempo passado a ver este terceiro episódio de “Battlestar Galactica”, dou-me satisfeito por o ter feito, apesar de ter ficado de pé atrás em relação ao desenrolar de alguns acontecimentos.

 

Sem perder mais tempo, eis o que me desagradou neste “The Ties That Bind”:

 

Ä       Estava a gostar de toda esta história da Cally descobrir a identidade dos novos Cylons até ao fim, quando em vez de correr a avisar a frota do perigo, ela decide ir com o filho para uma daquelas câmaras de onde os Vipers são lançados para o espaço, presumivelmente, para que ambos pudessem morrer. Ainda pior, foi quando ela cai na conversa da treta da Tori e lhe entrega o Nicky!!! Por muito que fosse o seu desespero, ou mesmo a dose de narcóticos que ela tivesse a correr nas suas veias, a Tori confirma-lhe que é um Cylon e ela, simplesmente, dá-lhe o filho para os braços. Acho que qualquer um se apercebeu de imediato, caso ainda não o tivesse feito, do destino que estava reservado a Cally. Ainda nesta cena, na sequência em que a Cally abre a caixa com os comandos para abrir a câmara, há uma falha técnica incrível, onde ela chega junto da caixa com o filho ao colo, quando está a abrir a caixa o filho desaparece misteriosamente, e quando a Tori aparece ela já tem o miúdo ao colo de novo. Podia ser referida também a cena em que a Tori aparece subitamente fora da câmara, já com o Nicky nos braços, mas aí a justificação será mais plausível visto que a Cally pode ter estado inconsciente o tempo que os levou a sair.

 

Ä       Para um encontro tão secreto, cujos intervenientes guardam o maior segredo, que se fossem descobertos aconteceria algo de cataclísmico, deixar um bilhete e ainda por cima num sítio algo fácil de descobrir é um tanto ou quanto ridículo, não?

 

Ä       O «showdown», o confronto entre a frota Cylon, deixou algo a desejar. Não só pelo facto das Six e das Sharon terem confiado cegamente nos Calvin, como a própria batalha podia ter sido bem mais interessante.

 

Ä       A tumultuosa relação entre a Starbuck e o Anders também já começa a fartar um pouco.

 

Ä       Nem sequer uma cena com o Baltar. Apesar de não ter gostado da ideia do culto, ainda é um personagem que aprecio bastante.

 

Por outro lado, eis o que gostei neste “The Ties That Bind”:

 

Ä       O Adama a ler para a Roslin enquanto esta recebia o seu tratamento na enfermaria. Quiseram mostrar-nos que os personagens continuam fiéis um ao outro. Contudo, fizeram questão de mostrar, logo na cena seguinte, que nem todas as feridas resultantes da sua discussão estão saradas, onde a Roslin revelou os seus ressentimentos pelo facto do Adama ter organizado a expedição em busca da Terra sem o seu consentimento ou concordância, e pelo facto de ter dado o comando da mesma à Kara Thrace, quem ela não acredita estar a dizer a verdade.

 

Ä       O novo papel do Lee e o facto de não terem esquecido a fricção resultante do julgamento do Baltar entre ele e a Presidente. A Roslin fez questão de o rebaixar assim que pôde, mas ele não lhe ficou atrás. Além disso, será que os criadores da série, ao terem retirado o Lee do seu papel dentro da facção militar, o estarão a preparar para ser o sucessor da Roslin? Algo me diz que sim.

 

Ä       O Anders a pensar que a Starbuck é um Cylon. Eu não acho que ela seja um Cylon (a não ser que todos o sejam!), mas aquele seu pequeno momento de reflexão deixa qualquer um intrigado. E o Anders ficou, sem qualquer dúvida, bastante intrigado.

 

Ä       Ficarmos a saber que foi a Cally que pediu o Chief em casamento e ficarmos a conhecer melhor o “esqueleto” da Galactica.

 

Ä       Para terminar, o seguinte diálogo: «Six: Escort him off the ship. (Pause) Please. Calvin: It's a good thing you remembered the magic word. You're going to find you opened a bigger can of worms than you realize».

 

Este não foi o meu episódio favorito, longe disso, pois teve vários momentos que me deixaram pouco satisfeito, mas, tal como referi no início do texto, quando uma série tem qualidade, até os maus episódios são bons. Mesmo assim, esperemos que a série melhore e nos dê a temporada de despedida que todos desejamos.

 

Nota: 8.5/ 10

 

tags: ,
publicado por ZB às 18:13
link do post | comentar | favorito
|
8 comentários:
De syrin a 19 de Abril de 2008 às 19:02
Adama rulezz! Acho que o episódio sofreu um pouco por ele ter estado pouco tempo no ecrã, mas realmente, a cena dele a ler para a Roslin foi linda!

Não gostei do Lee, mas isso já é normal. Pena, que era uma personagem bem interessante no início da série. E já agora, o que achaste do Zarek? Comparando com o papel dele na Galactica original, é incrível como melhorou...

Go Cavil! O Dean Stockwell teve as melhores falas de todo o episódio:
"We're machines dear, remember. We don't have souls".
"(...) You think you have the right to win our hearts and minds too?"

Também me soube a pouco a guerra civil cylon. Acho que o problema desta temporada é que está a andar devagarinho demais... quando virmos isto de seguida vamos provavelmente perceber o porquê, mas realmente, já punham ali um bocadito de carnificina para animar o pessoal...
De ZB a 20 de Abril de 2008 às 18:32
Ainda não vi a Galactica original! :(
De syrin a 20 de Abril de 2008 às 21:22
Hum, mas e o que achas do Zarek nesta série? É bom, mau, ou assim assim?
De ZB a 21 de Abril de 2008 às 19:34
Acho o Zarek um personagem bastante ambíguo. Inicialmente, foi-nos apresentado como mau da fita, mas era um vilão com uma ideologia que, de certa forma, fazia sentido. Acabou por ser a mente por detrás da candidatura do Baltar. Foi ele que plantou a ideia de colonizar New Caprica na mente do Baltar.

Depois, tudo mudou com a ocupação Cylon e a Roslin passou a depositar-lhe a sua confiança. Deu-lhe o cargo de Vice-Presidente, parece-me como uma espécie de prémio, mas a verdade é que não sabemos quase nada do que ele fez em New Caprica. Apenas que esteve prisioneiro durante muito tempo porque (se não me engano) se opôs aos Cylons quando eles chegaram.

Agora, decidiu trair a confiança da Roslin para expôr as suas intenções algo ditaturiais.

Parece-me um personagem que vive inconformado com a falta de direitos de liberdade e disposto a tudo para impor os seus ideais.

Gosto do personagem. Numa série que abrange todos os ramos de uma sociedade, é o único que agita as coisas em termos da política. Mais ninguém parece ter interesse ou capacidade suficiente para se opôr à Roslin, que tem o muito importante apoio militar.

Pensando bem, até seria um interessante 5.º! :)
De Roger. a 20 de Abril de 2008 às 15:00
Isso na verdade nao eh um comentario, mas sim um elogio... pois amei um blog..
e tambem queria indicar uma serie.. eh uma serie teen,odeio series teen, mas essa totalmente vale a pena..
eh a britanica Skins... o site http://www.seriesbr.net/ tem ela disponivel para download.. soh q as legendas estao em portugues brasileiro.. (meu post tmb, desculpe :P)


abraços

De Luis a 20 de Abril de 2008 às 18:13
Realmente a cena da Callie abrir a caixa é uma falha incrível numa série deste calibre.
Eu até percebi a reacção dela ao dirigir-se para a escotilha. A saúde mental dela já estava muito abalada pelo afastamento do Chief, aquela descoberta foi a gota de água. No fundo faz lembrar aquelas histórias das mães que afogaram os filhos e se mataram de seguida quando descobriram da traição dos maridos.
Uma outra coisa que me deixou a pensar. A equipa que o Adama enviou com a Starbuck. Parece-me que estão lá os melhores "militares", tanto pilotos como oficiais da ponte, como o Gaeta, e o CAG Helo. Não me parece uma decisão muito sensata um comandante privar a nave dos seus melhores soldados.
No geral até gostei do episódio, um bocado alucinogénico com a cena da Callie no bar e a da Starbuck de volta dos mapas.
De André Calado a 23 de Abril de 2008 às 21:25
"Ainda nesta cena, na sequência em que a Cally abre a caixa com os comandos para abrir a câmara, há uma falha técnica incrível, onde ela chega junto da caixa com o filho ao colo, quando está a abrir a caixa o filho desaparece misteriosamente, e quando a Tori aparece ela já tem o miúdo ao colo de novo."

Ve melhor a cena... o braço do filho da cally aparece.. apenas o angulo de filmagem nao captava o resto da criança..
De ZB a 23 de Abril de 2008 às 21:33
Tens razão. Quando vi a primeira vez, pareceu-me a mão dela. E o facto do puto se ter calado de repente só nessa cena, ainda ajudou mais. Mas, afinal, sempre é o braço do puto.

Comentar post

 

posts recentes

Acho que o cabeçalho diz ...

O post mais inútil de sem...

Damages: outro tubarão ch...

Ranking de Séries (15 de ...

Battlestar Galactica – 4x...

Mais algumas edições R1

Jericho: O final alternat...

"24" apanha tubarão

BSG: Segunda parte da qua...

Emmys 2008: Candidatos a ...

Emmys 2008: Katherine Hei...

«Behind the Scenes» de "F...

Gossip Girl 2.0 desmentid...

Balanço da Temporada 2007...

Sarah Paulson em "Cupid" ...

"Dirt" cancelada

Balanço da Temporada 2007...

Ranking de Séries (8 de J...

E, agora, uma pequena sur...

Weeds: promo à quarta tem...

Mais uma para esperar ans...

Dexter: Jimmy Smits na te...

FOX anuncia datas dos reg...

«Chuta Pra Canto»: mais u...

Showtime dá luz verde a "...

tags

24(10)

90210(1)

abc(31)

alias(1)

aliens in america(1)

amc(1)

audiências(6)

axn(1)

back to you(2)

balanço da temporada(12)

banda sonora(3)

big shots(1)

bionic woman(3)

blogs(3)

bones(1)

boston legal(2)

brothers & sisters(2)

bsg(34)

californication(2)

cancelamentos(3)

canterbury's law(2)

castings(5)

cbs(10)

chuck(3)

csi(4)

damages(2)

desperate housewives(2)

dexter(7)

dirt(2)

dirty sexy money(3)

dvd(41)

dvd: raio-x(5)

emmys 2008(2)

estreias tv portuguesa(19)

find 815(3)

fox(22)

friday night lights(7)

fringe(3)

fx(5)

golden globes(6)

gossip girl(5)

grande massacre 2007(2)

grelha 2008-09(10)

greve(38)

grey's anatomy(12)

hbo(3)

heroes(17)

house(10)

how i met your mother(2)

jericho(9)

journeyman(2)

k-ville(2)

knight rider(9)

lançamentos(35)

lançamentos dvd: espanha(8)

lançamentos dvd: portugal(18)

lost(62)

machadadas(12)

mad men(2)

melhores 2007(15)

miss guided(2)

moonlight(2)

nbc(35)

new amsterdam(2)

nip/ tuck(3)

notícias(160)

off-topic(18)

one tree hill(3)

opinião(2)

óscares(2)

passatempos(8)

prémios(10)

prison break(8)

promos(38)

pushing daisies(3)

ranking(32)

regresso ao passado(5)

ronda de críticas(55)

samantha who?(4)

scifi(13)

sensual tv(8)

série recomendada(2)

showtime(11)

sondagens(2)

speechless(5)

stargate atlantis(2)

take(4)

tell me you love me(3)

terminator: the sarah connor chronicles(7)

the 4400(2)

the cw(7)

the office(5)

the return of jezebel james(2)

the shield(5)

the tudors(5)

til death(2)

tv nacional(23)

ugly betty(2)

vídeos(69)

x marca o local(36)

todas as tags

posts recentes

Acho que o cabeçalho diz ...

O post mais inútil de sem...

Damages: outro tubarão ch...

Ranking de Séries (15 de ...

Battlestar Galactica – 4x...

Mais algumas edições R1

Jericho: O final alternat...

"24" apanha tubarão

BSG: Segunda parte da qua...

Emmys 2008: Candidatos a ...

Emmys 2008: Katherine Hei...

«Behind the Scenes» de "F...

Gossip Girl 2.0 desmentid...

Balanço da Temporada 2007...

Sarah Paulson em "Cupid" ...

"Dirt" cancelada

Balanço da Temporada 2007...

Ranking de Séries (8 de J...

E, agora, uma pequena sur...

Weeds: promo à quarta tem...

Mais uma para esperar ans...

Dexter: Jimmy Smits na te...

FOX anuncia datas dos reg...

«Chuta Pra Canto»: mais u...

Showtime dá luz verde a "...

pesquisar

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
blogs SAPO

subscrever feeds