Sábado, 12 de Abril de 2008

Battlestar Galactica – 4x2 – Six of One (Sci Fi)

 

Fica o aviso a quem não quer saber nada sobre o que aconteceu na série que, a partir deste momento, existem grandes SPOILERS, ou seja, para quem não conheça o termo, a partir daqui vão começar a ser reveladas coisas que aconteceram na história e que podem estragar o visionamento a quem ainda não viu o episódio.

 

Ruptura. Essa será a melhor palavra para descrever o que se passou neste segundo episódio de “Battlestar Galactica”. Ruptura entre Adama e Roslin. Ruptura entre os modelos humanóides dos Cylons.

 

O episódio inicia-se onde terminou na semana passada. Starbuck aponta uma arma a Roslin e relembra o passado, evocando várias razões para que possam confiar nela e o facto dela ter confiado nas visões de Roslin sem sequer por em causa a sua veracidade. Desesperada, Starbuck entrega a arma a Roslin e diz-lhe para que dispare caso acredite que ela é um Cylon. Roslin não hesita, mas falha. Logo de seguida, Adama, Tigh e Helo chegam ao local e prendem Starbuck, que continua a insistir que a frota segue no caminho oposto à rota que os levará à Terra.

 

Acreditar em Starbuck ou não, eis a questão. Roslin, às portas da morte, tem pressa em encontrar a Terra. Ela quer, acima de tudo, ser o líder moribundo que conduz os humanos à salvação de que as escrituras falam. E acredita piamente que Starbuck não é quem diz ser, que não passa de um engodo Cylon, que o destino da frota não lhe pode ser confiado. Por seu lado, Adama luta no seu íntimo com a questão de que se deve acreditar em Starbuck, quem ele considera praticamente como sua filha, ou não. Que talvez até tenha mesmo acontecido uma espécie de milagre. Que Roslin está receosa de morrer sem cumprir aquele que julga ser o seu destino e que isso poderá a estar-lhe a toldar o seu discernimento.

 

Todo este conflito de opiniões origina uma nova ruptura entre Adama e Roslin, naquela que será a melhor cena do episódio e mesmo da quarta temporada até ao momento. Edward James Olmos e Mary McDonnell demonstram, mais uma vez, toda a sua qualidade como actores e presenteiam-nos com uma tocante troca de palavras, algumas delas bastante duras, como esta frase que me ficou imediatamente cravada no pensamento: “[…] or that your death may be as meaningless as everyone else’s”, ou seja, “que a tua morte seja tão insignificante como a de todos os outros”.

 

Mas, nem só a bordo da Galactica as coisas correm mal. Na frota Cylon, os modelos humanóides decidem proceder a uma votação para saber o que fazer com os seus raiders, que se recusam a combater os humanos desde que um deles se apercebeu que os cinco Cylons finais estarão a bordo da frota humana. Os modelos Six, Shannon e Leoben acreditam nos raiders, enquanto os Calvin, os Simons e os Doral não acreditam e nem sequer querem que se fale no assunto, visto ser algo proibido dentro na comunidade Cylon. Estes três últimos modelos insistem que se deve efectuar uma lobotomia nos raiders de modo a que estes possam ser reprogramados a atacar os humanos.

 

Surge um impasse, com três votos de cada lado, e é então que Calvin surpreende todos apresentando como voto decisivo um dos modelos Shannon, a Boomer. Escandalizados com o facto de ser a primeira vez que um dos espécimes toma uma posição diferente aos restantes do mesmo modelo, as Six, os Leobens e as restantes Shannons decidem trazer à discussão os Centuriões, retirando-lhes um inibidor de razão, que permitia aos Cylon humanóides controlá-los, e agora os deixa pensarem por si próprios.

 

O conflito entre os Cylons demora efectivamente a arrancar, e apenas no final do episódio as coisas se tornam interessantes. E nunca esperei que eles fossem “despertar” os Centuriões. Sempre pensei que eles iriam recuperar a D’Anna, que era um dos modelos que estariam a seu favor, mas fizeram algo bem mais drástico e que tenho quase a certeza de que se vão arrepender. Parece-me que se está à beira de uma guerra civil dentro da frota Cylon.

 

Ainda falando de Cylons, mas agora dos quatro modelos recentemente revelados, foi interessante vê-los querendo saber quem é o modelo ainda não revelado e que os irá completar. A ideia de que o Baltar saberia algo e a estratégia utilizada para conseguir a informação que pretendem foi bem pensada. E gosto bastante da ideia deles estarem, cada vez mais, a trabalharem em conjunto. Só resta saber se o continuarão a fazer em prol ou contra os humanos. Desta linha de argumento, surgiu ainda uma interessante novidade: a corporificação de um Baltar subconsciente na mente do próprio Baltar.

 

Resta referir a sentida despedida de Lee Adama. Ainda não percebi que papel vai ter o personagem na série com a sua saída da Galactica. Veremos o que nos reserva o futuro.

 

Nota: 8.8/10

 

tags: ,
publicado por ZB às 20:01
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De syrin a 12 de Abril de 2008 às 22:12
Não sei se podemos falar numa verdadeira "ruptura" entre o Adama e a Roslin , pelo menos não ao nível da da segunda temporada, mas realmente as palavras que disseram um ao outro bateram fundo, e poderão vir a estilhaçar a ténue paz em que a frota se encontrava. E falando em estilhaçar, o tiro na fotografia dos dois parece-me ser por ominosa.

A despedida do Lee pecou, na minha opinião, por ser longa demais. Talvez seja embirranço meu, que passei temporada e meia a desejar que desaparecesse, para depois admitir que o seu sentido discurso no Crossroads poderia trazer de volta algum carisma à sua personagem. Mas até agora... não sei, a ver vamos qual será o seu papel.

Também pensei que tivesse mais impacto o despertar da guerra entre os Cylons , mas estamos ainda no início, e há ainda muito para ver. O que achei interessante é ficar novamente provado um dos grandes temas da série: All of this has happened , and all of it will happen again ". Os Cylons estão a seguir os passos dos humanos, dando a seres iracionais a capacidade de pensarem, e de se voltarem contra eles. Quem sabe não se venham a arrepender dos seus actos, tal como o fizeram os humanos.
De ZB a 13 de Abril de 2008 às 20:06
Sim, talvez ruptura seja uma palavra demasiado forte, mas a verdade é que há muito que não os víamos a tomar decisões em sentidos completamente opostos (não nos podemos esquecer que já passou imenso tempo desde a segunda temporada) e as palavras que foram ditas foram bastante fortes. Além disso, vamos ver o que vai acontecer quando ela souber que ele libertou a Starbuck.
De Ricardo a 16 de Abril de 2008 às 00:32
Sem duvida dos melhores episodios até hoje feitos.
Penso que ficou marcado aqui o principio do fim!
Estou a pensar se a frota vai mesmo chegar a Terra?!

Comentar post

 

posts recentes

Acho que o cabeçalho diz ...

O post mais inútil de sem...

Damages: outro tubarão ch...

Ranking de Séries (15 de ...

Battlestar Galactica – 4x...

Mais algumas edições R1

Jericho: O final alternat...

"24" apanha tubarão

BSG: Segunda parte da qua...

Emmys 2008: Candidatos a ...

Emmys 2008: Katherine Hei...

«Behind the Scenes» de "F...

Gossip Girl 2.0 desmentid...

Balanço da Temporada 2007...

Sarah Paulson em "Cupid" ...

"Dirt" cancelada

Balanço da Temporada 2007...

Ranking de Séries (8 de J...

E, agora, uma pequena sur...

Weeds: promo à quarta tem...

Mais uma para esperar ans...

Dexter: Jimmy Smits na te...

FOX anuncia datas dos reg...

«Chuta Pra Canto»: mais u...

Showtime dá luz verde a "...

tags

24(10)

90210(1)

abc(31)

alias(1)

aliens in america(1)

amc(1)

audiências(6)

axn(1)

back to you(2)

balanço da temporada(12)

banda sonora(3)

big shots(1)

bionic woman(3)

blogs(3)

bones(1)

boston legal(2)

brothers & sisters(2)

bsg(34)

californication(2)

cancelamentos(3)

canterbury's law(2)

castings(5)

cbs(10)

chuck(3)

csi(4)

damages(2)

desperate housewives(2)

dexter(7)

dirt(2)

dirty sexy money(3)

dvd(41)

dvd: raio-x(5)

emmys 2008(2)

estreias tv portuguesa(19)

find 815(3)

fox(22)

friday night lights(7)

fringe(3)

fx(5)

golden globes(6)

gossip girl(5)

grande massacre 2007(2)

grelha 2008-09(10)

greve(38)

grey's anatomy(12)

hbo(3)

heroes(17)

house(10)

how i met your mother(2)

jericho(9)

journeyman(2)

k-ville(2)

knight rider(9)

lançamentos(35)

lançamentos dvd: espanha(8)

lançamentos dvd: portugal(18)

lost(62)

machadadas(12)

mad men(2)

melhores 2007(15)

miss guided(2)

moonlight(2)

nbc(35)

new amsterdam(2)

nip/ tuck(3)

notícias(160)

off-topic(18)

one tree hill(3)

opinião(2)

óscares(2)

passatempos(8)

prémios(10)

prison break(8)

promos(38)

pushing daisies(3)

ranking(32)

regresso ao passado(5)

ronda de críticas(55)

samantha who?(4)

scifi(13)

sensual tv(8)

série recomendada(2)

showtime(11)

sondagens(2)

speechless(5)

stargate atlantis(2)

take(4)

tell me you love me(3)

terminator: the sarah connor chronicles(7)

the 4400(2)

the cw(7)

the office(5)

the return of jezebel james(2)

the shield(5)

the tudors(5)

til death(2)

tv nacional(23)

ugly betty(2)

vídeos(69)

x marca o local(36)

todas as tags

arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

pesquisar

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

 

 

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
blogs SAPO

subscrever feeds